Cultura - Governo dos Açores

Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura Direção Regional da Cultura

  • Centro de Conhecimento dos Açores

Centro de Conhecimento dos Açores

O Centro de Conhecimento dos Açores resulta de um projeto apoiado pelo FEDER/PRAI Açores e iniciou os primeiros trabalhos de recolha de informação sobre os Açores em Junho de 2004.

A partir de Janeiro de 2006, com a publicação da lei orgânica da Direcção Regional da Cultura, o CCA passou a integrar a DRaC, como serviço dependente do Director Regional, tendo como missão, enquadrando os objectivos da sociedade do conhecimento, facultar ao público o acesso à informação sobre os Açores e estimular a pesquisa nos domínios da investigação e do saber, correlacionando fontes históricas e científicas, através dos meios que as novas tecnologias facultam.

Paralelamente, o CCA desenvolve actividades que abrange acções de formação, conferências, workshops, exposições, seminários e outras que divulguem e fomentem o conhecimento sobre os Açores.

Recolher informação e tratá-la, usando os meios que as novas tecnologias facultam, fomentar a pesquisa e o saber, e proporcionar o acesso de todos ao conhecimento sobre os Açores, abrindo a porta dos arquivos através dos meios informáticos, são os objectivos primordiais da actuação do Centro de Conhecimento dos Açores.