Cultura - Governo dos Açores

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Cultura

  • Centro de Conhecimento dos Açores

Centro de Conhecimento dos Açores

O Centro de Conhecimento dos Açores (CCA) resulta de um projeto apresentado pela Direção Regional da Cultura, em 2004, no âmbito do Programa Regional de Ações Inovadoras (PRAI-Açores). O projeto enquadrou, como objetivos: promover e divulgar a cultura açoriana através das novas tecnologias e facultar o acesso do público ao seu conhecimento.

Através do Decreto Regulamentar Regional nr. 3/2006/A (Artº. 9º.), de 10 de janeiro, o Centro de Conhecimento dos Açores foi constituído como um serviço da Direção Regional da Cultura, cujas competências constam do Artº. 35º. do Decreto Regulamentar Regional nr. 8/2013/A, de 17 de julho.

Facultar o acesso de todos ao conhecimento sobre os Açores, usando os meios que as novas tecnologias facultam, assim como fomentar a pesquisa e o saber, são os objetivos primordiais do Centro de Conhecimento dos Açores.

Prosseguindo os objetivos da divulgação do património cultural dos Açores, em formato digital, de acordo com as diretivas e orientações europeias sobre esta matéria, as medidas tomadas pela Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional da Cultura/Centro de Conhecimento dos Açores e as que estão programadas, permitem-nos afirmar que os Açores integram, atualmente, os itinerários digitais do mundo.