Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Se o património material é marcado pelos objetos, edifícios e artefactos, o património imaterial é-o pelos gestos, hábitos e ofícios. O Património Cultural Imaterial é feito das expressões da cultura tradicional de pessoas, grupos e comunidades. São expressões com significado e importância para quem as pratica, mas também para a comunidade que os rodeia e que, por isso, merecem ser preservadas.

A partir da iniciativa e colaboração de todos será possível empreender a tarefa de salvaguarda do património imaterial. Nesse sentido, a Direção Regional da Cultura definiu dois níveis de registo, onde entidades coletivas ou individuais podem propor a sinalização ou a inventariação de manifestações culturais de natureza imaterial:

1.     Sinalização do Património Cultural Imaterial dos Açores, que se traduz numa base de dados de estrutura simples, acessível a qualquer pessoa ou instituição, que tem como principal objetivo a identificação de manifestações culturais de natureza imaterial, existentes quer a nível local quer regional.

2.     Inventariação do Património Cultural Imaterial dos Açores, que se realiza através da plataforma informática MatrizPCI-Açores, de maior exigência ao nível da investigação, do estudo, da documentação e da fundamentação técnica e científica, numa abordagem necessariamente de dimensão regional, de modo a permitir a construção do inventário da Região Autónoma dos Açores.

Para apoiar ou esclarecer dúvidas relacionadas com o preenchimento dos formulários, não hesite em consultar os museus que integram a Rede Regional de Museus dos Açores, situados nas diferentes ilhas do arquipélago, ou ainda esta Direção Regional.

Contamos consigo para que a cultura tradicional possa ser conhecida, e consequentemente divulgada, dentro e fora da Região.