Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

A Enciclopédia Açoriana é um projecto do Governo dos Açores, financiado através da Direcção Regional da Cultura e executado pelo Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica.

Constitui a concretização de um instrumento que disponibiliza ao público em geral, e particularmente àquele que se interessa pela História e Cultura dos Açores, um significativo conjunto de informação fundamental para o conhecimento dos Açores.

O seu acesso através da Internet, e deste modo ao alcance de qualquer pessoa onde quer que esteja, permite alcançar os objectivos subjacentes à decisão do Governo dos Açores relativa à sua implementação – levar o conhecimento dos Açores e da sua Cultura além fronteiras, sem limites, e fortalecer a identidade do Povo dos Açores.

Do mesmo modo que o conhecimento é um processo em permanente construção, um projecto desta natureza nunca será uma obra acabada. Por este motivo, impõe-se, desde logo, a partir de agora, a sua actualização, tarefa que pretendemos dar início brevemente e cujo prosseguimento terá de ser constante.

Carlos Manuel Martins do Vale César
Presidente do Governo Regional dos Açores, de 1996 a 2012

 

Enciclopédia Açoreana