Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Espólio

Francisco de Lacerda 1869 - 1934 Ouvir

Vida e Obra

Fotografia de Francisco Inácio da Silveira de Sousa Pereira Forjaz de Lacerda

Referências Bibliográficas

  • CÂMARA, J. M. Bettencourt da, O Essencial Sobre Francisco de Lacerda. Lisboa: Imprensa Nacional − Casa da Moeda, 1997.
  • CÂMARA, J. M. Bettencourt da, Música para piano de Francisco de Lacerda. Lisboa: Biblioteca Breve, 1987.
  • CUNHA, Correia da, Francisco de Lacerda − O Homem e o Músico, Separata do Boletim do Núcleo Cultural da Horta, Vol.6, 1970-1974, nº1.
  • Catálogo da Exposição comemorativa do primeiro centenário do nascimento [de] Francisco de Lacerda, Teatro Nacional de S. Carlos, 17 a 31 de Maio de 1969, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Catálogo da Semana Francisco de Lacerda: 31 de Maio − 8 de Junho de 1984, Conselho Português da Música e da Juventude Musical Portuguesa.

Conhecer Francisco de Lacerda

Francisco Inácio da Silveira de Sousa Pereira Forjaz de Lacerda nasce a 11 de Maio de 1869, na freguesia da Ribeira Seca, ilha de S. Jorge, nos Açores.

Descendente de uma família fidalga em que se contam várias gerações de músicos amadores, desde muito cedo revela admirável tendência para esta arte, tendo recebido de seu pai, João Caetano Pereira de Sousa e Lacerda, as suas primeiras lições de música e piano com apenas 4 anos.

Em 1886, parte para a ilha Terceira onde frequenta o curso geral do Liceu de Angra do Heroísmo e, também nesta altura, compõe uma das suas primeiras obras, a mazurka Uma Garrafa de Cerveja dedicada “ao seu amigo Luiz da Costa”.

Uma vez terminado o liceu, parte para o Porto, preparando-se para ingressar na Escola Médica e continuando, ao mesmo tempo, a estudar piano com António Maria Soller e a frequentar Belas Artes.

Contudo, a paixão pela música é mais forte e faz com que abandone o estudo da medicina, estabelecendo-se em Lisboa, onde se inscreve no Conservatório Real e recebe os ensinamentos de José António Vieira, Freitas Gazul, Frederico Guimarães, entre outros. Termina o curso geral de piano, em 1891, com distinção tornando-se, nesse mesmo ano, professor provisório do Conservatório e, no ano seguinte, professor efetivo do mesmo, após prestar provas e tendo como concorrentes Francisco Bahia e Eugénio Cândido da Costa.

O ano de 1895 marca o início da internacionalização de Francisco de Lacerda. É neste ano que parte para Paris como bolseiro da Coroa, tendo sido candidato único naquela que foi a primeira bolsa oficial de música em Portugal. Já na capital francesa, frequenta primeiramente o Conservatório (onde estuda Harmonia com Émile Pessard, História da Música com Bourgault-Ducoudray, Contraponto com Libert, Composição e Órgão com Widor, etc.) e depois a recém-formada Schola Cantorum. Na mesma, continua os seus estudos de Órgão com Guilmant, Composição e Direção de Orquestra com Vincent d’Indy e Música Antiga com Charles Bordes). De referir que, já nesta altura, Vincent d’Indy o escolhe para seu substituto na classe de orquestra, ao descobrir no discípulo excepcionais qualidades de maestro. Neste período, é influenciado pela escola francesa de César Franck, Vincent d’Indy, Gabriel Fauré, Maurice Ravel, Francis Poulenc e Paul Dukas, o que se viria a refletir notoriamente nas suas composições, bem como no seu estilo de direção musical.

  • Genealogia de Francisco de Lacerda

    Saber mais
  • Uma Nova Linguagem Orquestral

    por RUI VIEIRA NERY Saber mais
  • Um
    Folclore Imaginário

    por RUI VIEIRA NERY Saber mais
  • Os
    Meus Antepassados

    por JOÃO CAETANO DE
    SOUSA E LACERDA
    Saber mais

Museu de Angra do Heroísmo Fundação Calouste Gulbenkian

Sugestões e Comentários | Avisos Legais | Acessibilidade | Mapa | Ficha Técnica | Ajuda
© 2012 Direção Regional da Cultura, Centro de Conhecimento dos Açores. Todos os direitos reservados.