Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Espólio

Francisco de Lacerda 1869 - 1934 Ouvir

Projeto

A apresentação pública do espólio de Francisco de Lacerda, sob a perspetiva da sua preservação e divulgação, constitui o principal objetivo para este projeto. Toda a história teve o seu início pouco antes das comemorações do 1.º centenário do nascimento de Francisco de Lacerda, que tiveram lugar em 1969 tanto em Lisboa como nos Açores (Angra do Heroísmo e Calheta de S. Jorge).

O grande empenho e esforços desenvolvidos pelo então diretor do Museu de Angra do Heroísmo, Manuel Coelho Baptista de Lima, e a colaboração de Vitorino Nemésio, incidiram na sua recolha, junto dos familiares de Francisco de Lacerda. No entanto, só no ano de 1975 chegou ao Museu de Angra do Heroísmo o grosso do espólio, seguindo-se a integração de outras pequenas partes complementares, entre os anos de 1975 e 1980.

O desejo de Baptista de Lima era garantir a existência de uma exposição de longa duração no Museu, que perpetuasse a memória de Lacerda, o maestro e compositor jorgense quase desconhecido das mais recentes gerações de açorianos. A ocorrência do sismo de 1 de Janeiro de 1980 impediu, contudo, a sua realização plena.

Para além dos trabalhos realizados por Teresa e José Manuel Bettencourt da Câmara na identificação e organização do espólio, foram realizadas exposições de importância marcante em S. Jorge, em Angra, em Lisboa e em Paris, para além de múltiplos trabalhos de estudo e investigação, que deram já azo a diversas publicações.

Faltava ainda, no entanto, fazer talvez o mais importante: a criação de condições de organização, para que o acesso ao espólio fosse garantido a todos os interessados, através da consulta pessoal e/ou da sua disponibilização on-line. A abertura e decisão para esta nova perspetiva, conjugou-se, em 2011, com a candidatura de um projeto a um apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito de um concurso de bolsas para Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais. Daí resultou a concessão de um apoio financeiro que veio amplificar e facilitar a concretização desse objetivo.

O projeto visa contribuir para a organização, inventariação, salvaguarda e divulgação do espólio documental de Francisco de Lacerda. Este espólio contém inúmeras peças com uma grande riqueza de informação, desde obras do compositor, correspondência com figuras ilustres da época, canções populares das mais diversas regiões do país, entre muitas outras, e que permitem também ter um conhecimento mais aprofundado da realidade social da época em que viveu Francisco de Lacerda.

Procedeu-se à inventariação total do seu espólio, usando métodos normalizados e atuais, bem como ao acondicionamento adequado de toda a documentação de forma a garantir a sua preservação.

Em suma, o projeto assenta em duas vertentes essenciais de proteção e valorização do património cultural, que se complementam entre si: inventariação, organização e preservação do acervo de Francisco de Lacerda reunido no Museu de Angra do Heroísmo, logo seguidas de ações para a sua divulgação junto do grande público, mediante a utilização das novas tecnologias de informação, de forma a facilitar a aproximação da cultura ao indivíduo e à sociedade.

Pretende-se que, no final do projeto, o acervo de Francisco de Lacerda esteja totalmente inventariado, organizado e divulgado on-line e em CD-Rom.

A Equipa do Projecto
Maria Helena de M. Ormonde
José Olívio M. da Rocha
Vítor Hugo F. do Castelo

Museu de Angra do Heroísmo Fundação Calouste Gulbenkian

Sugestões e Comentários | Avisos Legais | Acessibilidade | Mapa | Ficha Técnica | Ajuda
© 2012 Direção Regional da Cultura, Centro de Conhecimento dos Açores. Todos os direitos reservados.