Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição Luís da Silva Ribeiro "Alma e consciência da ilha Terceira e dos Açores"

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2017-09-08 até 2018-01-31 às 18:00

Exposição Luís da Silva Ribeiro

“Alma e consciência da ilha Terceira e dos Açores”

Data: 8 de setembro a 31 de janeiro

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: jovens e adultos

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove uma exposição que homenageia o patrono da Biblioteca Pública e Arquivo Regional que adotou o seu nome a partir de 16 de setembro de 2016. Aborda a personalidade de Luís Ribeiro e as suas vivências no espaço temporal em que viveu, bem como a luta que travou por uma sociedade mais justa e plural, na defesa dos valores básicos da humanidade.

Na inauguração da exposição teremos como conferencistas Álvaro Monjardino e Carlos Enes.

Álvaro Pereira da Silva Leal Monjardino

Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores 1976 – 1978 – 1979 – 1984

Nascido em 6 de outubro de 1930, na freguesia da Conceição, Angra do Heroísmo, ilha Terceira. Advogado de profissão, licenciou-se em Direito, com o Curso Complementar de Ciências Jurídicas. Filiado no Partido Social Democrata, foi Deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores na I e II Legislaturas, pelo círculo eleitoral da Graciosa, e na III Legislatura pelo círculo eleitoral da Terceira. Enquanto Deputado do Grupo Parlamentar do Partido Popular Democrático da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, integrou as Comissões Parlamentares de Assuntos Políticos e Administrativos, de Assuntos Económicos e Financeiros e de Assuntos Internacionais. Elencou, ainda, a Comissão Eventual para o Estudo das Instalações da Assembleia Legislativa Regional dos Açores e a Comissão Especial para a Revisão do Estatuto Político-Administrativo dos Açores. Entre os anos de 1976 e 1978 e, bem assim, entre 1979 e 1984, exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores (I e II Legislaturas). Paralelamente, desempenhou as funções de Presidente das Comissões Parlamentares de Assuntos Económicos e Financeiros e de Assuntos Internacionais. Foi ainda Vogal da Junta Regional dos Açores, nomeadamente na área da Coordenação Económica e Finanças. Distinguiu-se como historiador e estudioso de matérias jurídicas, tendo publicado vários escritos. Foi presidente do Instituto Histórico da Ilha Terceira (1984-1999). Foi um dos principais obreiros do processo que levou à classificação do centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo como Património da Humanidade na lista da UNESCO. Foi diretor do diário A União, periódico da cidade de Angra do Heroísmo no qual mantinha assídua colaboração.

 

Carlos Enes nasceu (1951) na Vila Nova, ilha Terceira.

Professor de História no Ensino Secundário, desde 1978, exerceu também funções docentes na Universidade Eduardo Mondlane (1981-1984), Maputo, e na Universidade Aberta (1996-2003), Lisboa.

Mestre em História Contemporânea (1993), pela Universidade Nova de Lisboa, dedica-se há vários anos à investigação da história açoriana, com vários livros e artigos publicados e com participação em colóquios e fóruns nas mais diversas instituições.

É autor do romance Terra do Bravo (2005), edição esgotada, e do livro de poesia Cicatriz da Chuva (2016).

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: www.bparlsr.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.