Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


As cores do Silêncio: azul e vermelho

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2024-04-22 até 2024-10-11

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura, no próximo dia 22 de abril, uma mostra documental sobre a censura literária em Portugal no século XX, intitulada “As cores do Silêncio: azul e vermelho”

Esta iniciativa recupera a forma como a censura silenciou a liberdade e protegeu a ditadura. Tem como objetivo transmitir o controlo firme e castrador do Estado sobre a literatura, a liberdade de expressão e os meios de comunicação social, resultante da situação política que dominava o país desde 28 de maio de 1926 até à eclosão do movimento revolucionário de 25 de abril de 1974. Patenteia igualmente a coragem e a criatividade de quem, apesar das adversidades, nunca desistiu de criar e de lutar em defesa da sua obra e da liberdade.

Na mostra serão expostos exemplares de obras que foram apreendidas, ou apontadas como perigosas, pelo regime ditatorial português, e que compõem o fundo da BPARPD. Integrará livros pertencentes a livrarias particulares que estão à guarda desta biblioteca, de que se destacam as livrarias de Natália Correria e de António Borges Coutinho.

Esta mostra documental apresenta, igualmente, a diversidade de critérios usados na censura literária. É possível identificar quais as temáticas proibidas, como a ideologia socialista e a comunista. A contestação ao regime e a política colonial assim como a reforma agrária estão presentes entre os temas dos livros censurados. Igualmente, escritos sobre a pobreza, a liberdade religiosa, a emancipação da mulher e a sexualidade estão entre os livros selecionados para esta iniciativa.

Além do controlo sobre as obras literárias, a presente mostra também evidencia o controlo exercido na comunicação social, nomeadamente no âmbito da imprensa, através de artigos que eram igualmente alvo de cortes pela censura.

Foram ainda incluídos nesta mostra documental vários artigos de jornais açorianos, que relatam e acompanham o desenrolar dos acontecimentos em todo o país, com a vitória do Movimento das Forças Armadas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/?cn-reloaded=1


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.