O Lux Fecit é um grupo dedicado à fotografia em filme — a preto e branco ou a cores, em negativo, positivo ou Polaroid™ —, criado em 2023 e residente no Museu de Angra do Heroísmo, com o objetivo de reunir os amantes desta arte fotográfica.
Neste contexto, em estreita colaboração com o Museu de Angra do Heroísmo e integrado no seu programa de atividades, o Lux Fecit apresenta para o mês de outubro, sempre aos sábados, duas oficinas:
FOTOGRAFIA ANALÓGICA
4 de outubro | Carmina – Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes
10H00 - 12H30 / 14H30 - 17H30
Formador: Jaime Regalado
Esta oficina introduz, aos seus participantes, a técnica fotográfica em termos de gestão dos seus três elementos básicos – abertura, velocidade e sensibilidade – bem como uma introdução ao processo de revelação de filme negativo preto e branco.
Desde a primeira imagem colhida em emulsão de sais de prata, em França, em 1824, até à última década do século XX, os registos fotográficos, negativos ou positivos, preto e branco ou cor, eram feitos em filme de diversos formatos. A fotografia digital, que abriu portas a toda uma nova geração de fotografia e fotógrafos, tanto na técnica como na composição não prescindiu dos conhecimentos básicos da fotografia dita
analógica, antes os expandiu com novas possibilidades.
PROGRAMA
Manhã | 1h30 introdução teórica + 1h30 hora de realização de registos fotográficos com câmaras analógicas.
Tarde | 2h para revelação dos filmes, com os registos fotográficos da manhã.