A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe a “Raridade” e o “Documento Histórico” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de setembro de 2025.
A “Raridade” escolhida é uma terceira edição da obra “Itinéraire de Paris à Jérusalem et de Jérusalem à Paris, en allant par la Grèce, et revenant par l'Égypte, la Barbarie et l'Espagne”, publicada em Paris no ano de 1812. A primeira edição é de 1811. Nesta obra, François René Auguste de Chateaubriand (1768 - 1848), apresenta-nos um relato da viagem que fez a Jerusalém entre julho de 1806 e junho de 1807. Chateaubriand foi um escritor, ensaísta, diplomata e político francês. Conhecido pela sua obra pré-romântica, que exerceu grande influência na literatura romântica europeia, é o autor de “O Génio do Cristianismo”, “Atala e René”, “Os Mártires” e “Memórias de Além-Túmulo”.
Para “Documento Histórico” do mês de setembro foi selecionado o desenho do itinerário de uma viagem marítima efetuada entre o Faial e os Estados Unidos da América, de 18 de outubro a 7 de novembro de 1880, por uma embarcação pertencente à família Dabney. Os Dabney marcaram profundamente a vida económica, social e cultural das ilhas Faial e Pico durante quase um século de presença nestas ilhas (1806 – 1892), período conhecido no domínio da historiografia local e regional como Século Dabney.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: