O Museu do Pico acolhe, no próximo dia 28 de agosto, pelas 20h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação do livro “O Canto dos Açores”, de Carlos Ávila de Borba, integrado no programa oficial da Semana dos Baleeiros 2025.
‘O Canto dos Açores’ é o quarto livro de Carlos Ávila de Borba e trata-se de um romance contado entre gerações de baleeiros.
SINOPSE:
“Baleia à vista!
Lajes do Pico, década de 1980: A proibição da caça à baleia deixa os habitantes do arquipélago dos Açores numa profunda crise económica e social. Como é que os baleeiros açorianos vão continuar a providenciar o sustento às suas famílias? Enquanto que para os homens do mar a tradição chega ao fim, para Mateus, descendente de uma família de baleeiros, abrem-se novos horizontes. Quando ele conhece a velejadora francesa Manon, apaixona-se por ela e unem-se para proteger as baleias. A missão quase impossível na ilha põe à prova o seu amor...”
Carlos Ávila de Borba nasceu na ilha Terceira, em 1963. Fez a sua formação académica em Portugal, nos Estados Unidos e na Alemanha, tendo sido professor de metodologia do treino na Universidade de Chukyo, em Nagoya, Japão. Foi treinador e preparador físico de atletas de alto rendimento, nas mais variadas modalidades, que se sagraram campeões europeus, mundiais e olímpicos. Dirigiu academias de desporto, foi comentador de televisão e colaborou em várias publicações nacionais e internacionais.
Atualmente, reside em Munique, na Alemanha, onde é diretor dos Desportos Paralímpicos da Baviera, e consultor desportivo em França, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Japão e Portugal.
A apresentação do livro estará a cargo de Manuel Tomás, Gina Ávila Macedo e Manuel Costa Jr..
Entrada gratuita.