No âmbito da exposição 𝙊 𝘾𝙖𝙗𝙞𝙙𝙤 𝘼𝙩𝙡𝙖?𝙣𝙩𝙞𝙘𝙤 𝙙𝙚 𝘼𝙣𝙜𝙧𝙖: 𝙛𝙧𝙤𝙣𝙩𝙚𝙞𝙧𝙖 𝙙𝙖 𝙚𝙭𝙥𝙖𝙣𝙨𝙖?𝙤 𝙙𝙖 𝙛𝙚? 𝙚 𝙙𝙖 𝘾𝙤𝙧𝙤𝙖, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o Colóquio que tem como tema Balança divina, no dia 10 de setembro, pelas 20h00, no auditório da Biblioteca. O evento será realizado em formato híbrido - presencial e com transmissão online através da plataforma do Youtube.
O colóquio apresenta as comunicações:
- Cabido de Angra: história da disciplina em sede vacante, por Hélder Miranda Alexandre
- Bispos e Cabidos: colaborações e (des)armonias, por José Leite de Abreu
As comunicações abordarão alguns dos aspetos implicados na ação dos Cabidos e dos Bispos.
Notas Biográficas
José Paulo Leite de Abreu licenciou-se no Instituto Superior de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, em 1982. Prosseguiu os seus estudos em Roma, onde obteve a Licenciatura em Direito Canónico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, a 13 de junho de 1985, e, mais tarde, o Doutoramento em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, a 4 de novembro de 1997.
Atualmente é docente na Faculdade de Teologia de Braga, da Universidade Católica, sendo também membro do respetivo Conselho Científico. É diretor do Museu Pio XII e do Museu / Tesouro da Sé de Braga. Preside ainda ao Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga.
Assume ainda as funções de Presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, de Juiz do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Braga e de Deão do Cabido da Sé Primacial de Braga.
Hélder Miranda Alexandre frequentou o curso de Filosofia e Teologia no Seminário Episcopal de Angra e foi ordenado presbítero no dia 1 de julho de 2001.
Entre 2001 e 2005 foi Pároco na Ilha do Faial, assumindo diversas funções pastorais e académicas.
Entre 2005 e 2013 realizou a licenciatura em Direito Canónico, com especialização em jurisprudência canónica e doutoramento na Faculdade de Direito Canónico da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Publicou a sua dissertação na coleção Tesi Gregoriana, com o título A figura do Penitenciário no desenvolvimento histórico-canónico do Sacramento da Penitência e é autor de outras obras e de artigos da especialidade.
Foi nomeado Reitor do Seminário Episcopal de Angra em 2011 e Diretor do Serviço Diocesano para a Pastoral das Vocações e Ministérios desde 2012 até 2023. Exerce funções de âmbito pastoral na Diocese de Angra, é juiz e vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico, membro do cabido da Sé de Angra, e promotor de justiça da Causa de Beatificação da Serva de Deus “Maria Vieira” na fase diocesana. Exerceu as funções de juiz presidente da direção da Irmandade de São Pedro ad vincula.
Terminou o seu ofício como reitor do Seminário, no dia 30 de junho de 2023. Durante o seu mandato foram ordenados 27 presbíteros para a Diocese, realizaram-se seis edições de Jornadas de Teologia e foi publicada a revista “Fórum Teológico XXI”, em 5 volumes. Foi promotor das celebrações dos 150 anos da fundação do Seminário (1862), em 2012, de que brotou uma edição especial, anexo do Boletim Eclesiástico.
Assumiu o ofício de Pároco da Sé de Angra, por provisão de D. Armando Esteves Domingues em setembro de 2023 e posteriormente capelão da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.