Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Sessão aberta com Marta Mestre | Isto não é um cubo

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2025-03-22 às 10:30

Isto não é um Cubo

Sessão aberta – Marta Mestre

22 mar. 2025

10h30-12h30

Entrada livre

No âmbito do projeto Isto não é um Cubo, que propõe repensar os modos de fazer e de olhar para a criação artística contemporânea, a curadora Marta Mestre traz uma intervenção essencial para a reflexão sobre o papel das instituições, da curadoria e do público na experiência atual.

A sua participação abre um espaço de diálogo sobre temas fundamentais como a relação entre arte e sagrado, a influência do consumo digital na fruição artística e os desafios da representatividade nos museus e coleções. Ao questionar a separação entre centro e periferia na produção artística, a convidada reforça a ideia de que qualquer território pode ser um espaço de criação e pensamento crítico, desmontando hierarquias impostas pelo sistema da arte.

Marta Mestre sublinhará a necessidade de tornar os museus mais transparentes e acessíveis, problematizando a forma como muitas coleções resultam de processos históricos marcados por desigualdades e extração colonial. A curadora vai destacar a importância de ressignificar esses acervos e de construir narrativas que incluam diferentes vozes e experiências, através de exemplos de Portugal e do Brasil, especialmente.

A discussão também abordará a tensão entre o mercado da arte e a criação artística como ferramenta de pensamento crítico, questionando até que ponto a arte pode realmente transformar a sociedade, distinguindo a sua capacidade de gerar consciência e debate da efetiva implementação de mudanças estruturais. Apesar das limitações, Marta Mestre procurará demonstrar como a arte continua a ser um espaço essencial para a criatividade e a experimentação, permitindo novas leituras sobre o mundo e sobre as relações de poder que nele operam. Serão abordados exemplos como as exposições "Farsa" (Sesc-Pompeia, São Paulo, 2020), "Problemas do primitivismo, a partir de Portugal" (CIAJG, Guimarães, 2024), nas quais Marta Mestre trabalhou.

Esta intervenção aberta ao público - num total de 9 ao longo da vida do projeto "Isto não é um Cubo" - estimula uma reflexão coletiva e participativa sobre o lugar da arte contemporânea na sociedade e incita os participantes a pensar o museu como um espaço vivo e polifónico, e a curadoria como um exercício de mediação e de transformação.

O projeto “Isto não é um cubo” integra sessões mensais, abertas ao público, com especialistas da área das artes visuais, curadoria e programação. Estas sessões propõem ampliar a reflexão sobre estes tópicos e potenciar a discussão e pensamento crítico sobre outros modos e formatos para a apresentação de obras de arte em espaços culturais.

NOTA BIOGRÁFICA

Marta Mestre é curadora e pesquisadora em arte contemporânea, com trabalho desenvolvido em instituições culturais, maioritariamente em Portugal e no Brasil. É formada em História da Arte e em Cultura e Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal e pela Université d´Avignon, França. Actualmente é curadora do MAC/ CCB, Lisboa. Foi diretora artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães/CIAJG, em Guimarães (2020-24), curadora do Instituto Inhotim (2016-17), curadora-assistente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2010-16) e curadora-convidada na Escola de Arte Parque Lage (2015), no Rio de Janeiro, Brasil. Foi co-curadora, com Ángel C. Ulloa, de "O Fantasma da Liberdade"/ Anozero Bienal de Coimbra 2024. Escreve regularmente sobre o trabalho de artistas, para instituições e publicações especializadas. É membro do CIMAM/ Comité Internacional de Museus e Colecções de Arte Moderna. Foi membro externo do Conselho Geral da Universidade do Minho (2021-22). Como docente convidada, colabora com várias universidades, e é regularmente convidada para integrar comissões de júris de programas de Artes Visuais e Coleções nacionais e internacionais.


Isto não é um cubo é um projeto desenvolvido em coprogramação pela Pó de Vir a Ser (Évora), pela Culturgest (Lisboa) e Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel) . As estruturas artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio. O projeto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes no âmbito da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.