A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, em parceria com a Associação “Cães do Mar”, promove o Workshop “Escrito na Água”, com o dramaturgo Peter Cann, no dia 15 de maio às 18h, no Auditório da instituição.
Nesta oficina de 2 horas serão explorados os princípios fundamentais da escrita para palco. Através de exercícios práticos e criativos, os participantes vão experimentar diferentes formas de pensar a dramaturgia. Serão abordados vários temas, tais como a construção de personagens, a escrita de diálogos, a estrutura das cenas e as convenções teatrais. A sessão é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, com ou sem experiência prévia em escrita ou teatro, e pretende oferecer ferramentas úteis para quem quer começar a escrever para teatro ou aprofundar a sua prática. Será, também, apresentada uma versão mais extensa deste workshop, independente da sessão presencial e a realizar online, de maio a agosto, aberta a todos os que quiserem continuar a explorar a escrita dramatúrgica.
Peter Cann é um encenador, libretista e dramaturgo britânico, que nasceu em Liverpool em 1955 e divide o seu tempo entre Angra do Heroísmo e Birmingham. O seu trabalho tem sido produzido por companhias como: Isango Ensemble, da África do Sul, Birmingham Rep, Shared Experience, Ópera Nacional de Gales, BBC Radio 4, Channel 4 Television, Solent Peoples´ Theatre, The Resurrectionists, Ragged Mouth, Collar and TiE, Buster Theatre in Education Company e The Theatre Royal Northampton. Foi Diretor Artístico do Pentabus Theatre, de 1985 a 1989. The Pentabus é uma companhia de teatro sediada na zona rural das West Midlands que trabalha unicamente com textos originais encomendados ou criados pela própria companhia. O trabalho de Peter Cann durante o seu tempo na The Pentabus incluiu “All Quiet on The Western Front” (apresentada no Edinburgh Festival e com uma longa carreira nacional e internacional), “Becca's Children “ e “Dancing with The Devil”, bem como uma série de espetáculos comunitários envolvendo atores e músicos profissionais trabalhando com elencos numerosos compostos por atores amadores. Tem colaborado com o Teatro da Serra do Montemuro, em Portugal, em numerosos projetos, incluindo: “Memórias Partilhadas” (uma co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II e atualmente em digressão por Portugal), “Pertencia”, “Louco na Serra”, “A Taberna”, “Alminhas”, “O Canto da Cepa”, “Enclave”, “Estrada Nacional” “Caídos do Céu” e, mais recentemente, “Três monólogos de uma vida” e “Os Quatro Clowns do Apocalipse”. Como escritor/encenador, trabalhou recentemente com o projecto Talking Birds em The Assylum Trilogy - “The Trade in Lunacy”, “A Malady of Migration” e “Disorder Contained” bem assim como em “Taking Flight” - um ciclo de canções inspirado na vida e trabalho de Sir Frank Whittle e “Twinsong”, conjuntamente com o compositor Derek Nisbett e The Volgograd Childrens’ Orchestra, e muitos outros.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: