Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Lançamento do livro “Partir em Pecado Mortal”

  • Literatura/Literature
  • Todos
  • 2024-04-23 às 18:30

“Partir em Pecado Mortal” - o primeiro volume de uma saga em dois momentos - é o retrato de um país à beira do abismo da sua contestação:

Através do percurso e dos cenários interiores de cinco jovens, confrontamo-nos com a vida no antes e depois do encontro com cruas realidades, e somos guiados a visitar todo o drama de um povo, para quem verdades inquestionáveis começam a dar origem à complexidade das questões, e a dolorosas dúvidas.

Madalena San-Bento nasceu em 1966 em Ponta Delgada, S. Miguel. Licenciada em História, lecionou diversas disciplinas na área de Português e História, tendo também desempenhado vários cargos e funções no âmbito desta atividade profissional.

É membro da Direção do Instituto Cultural de Ponta Delgada, conferencista em palestras de temática variada, e Júri de concursos literários. Colabora assiduamente com a imprensa e revistas da especialidade e foi comentadora convidada da RTP Açores.

Fez parte da Comissão elaboradora do documento das Competências Essenciais do Currículo Regional do Ensino Básico, foi uma das responsáveis pelo programa da rádio “Cultura no Feminino”, foi uma das coordenadoras do Projeto para a Rede Regional de Bibliotecas Escolares e integra a Comissão Operacionalizadora do Plano Regional de Leitura.

Exerceu também funções como Diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Em 1989 foi premiada pela Secretaria da Juventude com o conto “Chuva de Cinzas” e em 1994 recebeu o prémio Vitorino Nemésio pelo romance “Os Expostos”. Em 1997 publicou a obra “Esta Santa Casa” sob patrocínio da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande.

Em 2005 foi premiada pela Secretaria Regional da Cultura com o romance “Diário das Mulheres Toleradas” e em 2010 publicou o conto infantil “A Viagem de Aurora”, edição da Câmara Municipal da Ribeira Grande.”

Em 2013 publicou “Da Anunciada”, em 2015 “O Editor”, e em 2017 “Terra Nostra Terra Sonhada” – romances Históricos. Em 2018 publica “Maia - A coragem renovada, um amor com tradição”. Publicou ainda “Diário do Grão-Mestre da Luz” uma biografia contextualizada do Engenheiro José Cordeiro.

Em 2019 escreve os textos para o livro “Açores – Um Roteiro Interior”.

Em 2020 escreveu “Bravos Contra Bravos” e em 2021 a obra comemorativa do centenário da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores – “Cem Anos de Convicção”.

Em 2022 Escreveu também os textos para o livro “À Descoberta da Gastronomia Regional dos Açores”

Encontra-se a preparar para 2024 a edição de um novo romance histórico.

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.