Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Livrelinha'24 | Dia Internacional do Livro

  • Comemorações/Celebrations
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-04-22 até 2024-04-24

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realizará nos dias 22, 23 e 24 de abril, a Livrelinha’24 (3.ª ed.), evento comemorativo do Dia Internacional do Livro. A data assinala a importância do livro como uma ferramenta cultural, indispensável para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento das economias.  Esta iniciativa tem como objetivo promover a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do saber, aproximando leitores e todos os que gostam e têm interesse pelos livros e pela leitura. O propósito do encontro é incentivar os leitores e os não-leitores a participarem nas atividades e projetos que a Biblioteca oferece, não só neste período, como durante todo o ano.

Durante três dias decorrerão diversas atividades direcionadas para o público infantojuvenil e adulto. O tema de reflexão para este ano, é a “Casa”, enquanto ideia poética, estrutura física construtora de identidade, espaço modelador de comportamento e de garantia de segurança pessoal. Como refere Manuel Carvalho Coutinho no artigo A Biblioteca, uma segunda casa, edição da Fundação Manuel dos Santos, 2024, as “Bibliotecas enquanto espaços em constante crescimento, também podem ser consideradas como as ‘segundas casas’ dos leitores”, espelhando assim, o seu crescimento intelectual e humano.

A LivreLinha´24 conta com a presença dos seguintes convidados: Professores e alunos de diversas escolas, da escritora Luísa Soares, da antropóloga Helena Ormonde, do historiador Francisco Maduro-Dias, do economista Nuno Ornelas Martins e da socióloga Antonieta Costa e da banda terceirense “Bulcânicos”, composta pelos músicos Henrique Bulcão, Vítor Costa, Antero Ferreira, Bruno Ferreira e Dário Ferreira.

 

A inauguração da LivreLinha’24 (3.ª ed.), terá lugar no dia 22 de abril, pelas 09h15, com a leitura coletiva da obra Regresso a Casa, de José Luís Peixoto, no auditório, e no dia 24 de abril, o evento encerrará com o concerto dinamizado pelo grupo Bulcânicos, pelas 21h30, no pátio da Biblioteca.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.