Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Raridade e Documento Histórico do Mês

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
  • 2024-04-01 até 2024-04-30

A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe o “Documento Histórico” e a “Raridade” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de abril de 2024.

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o documento histórico selecionado é uma carta do arquivo da família Campos Medeiros, de 2 de maio de 1974, expedida das Lajes das Flores para a cidade da Horta. Esta missiva, que versa sobre assuntos familiares cotidianos, faz um pequeno retrato da forma como os acontecimentos foram vividos e sentidos localmente:

"O José está satisfeito com esta reviravolta do regime em Portugal e tira o juízo a minha sogra e a 2 primas velhas que costumam vir de serão. Fala contra os padres, diz que é comunista, mete-lhes medo com os russos. É um pagode. Ontem tivemos o rádio aceso todo o dia, ouvindo as manifestações do 1.º de maio. Aqui não houve nada, senão a filarmónica, que depois do ensaio, resolveram tocar à porta de várias pessoas e assim estiveram cá em casa, já perto da meia-noite. Oxalá tudo vá correndo bem e consigamos realmente paz, liberdade e justiça. Dos 24 oficiais que passaram à reserva, um é o tal oficial de marinha, almirante, irmão do nosso capitão do porto: Luciano Bastos Costa e Silva. Muitos países já reconheceram o nosso actual governo e o nosso país tem sido notícia em todo o mundo."

No mesmo contexto, a raridade apresentada é um exemplar da primeira edição de “Portugal e o Futuro”, do general António de Spínola, ex-governador da Guiné-Bissau, publicado pelo editor Waldemar Paradela de Abreu com a chancela da Editora Arcádia, a 22 de fevereiro de 1974. A obra acabaria por acelerar o movimento dos capitães, ao defender, após treze anos de Guerra do Ultramar, uma solução política (e não militar) como única saída para aquele conflito. No mês subsequente, Spínola seria demitido do cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, juntamente com o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Francisco da Costa Gomes, por não terem comparecido dias antes à cerimónia da chamada "Brigada do Reumático" - assim jocosamente referida por ser maioritariamente constituída por idosos oficiais-generais dos três ramos das Forças Armadas - de solidariedade para com o regime.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Walter Bensaúde, 14
9900-142 Horta

Telefone: 292 202550
Fax: 292 391344

Ilha: Faial
Concelho: Horta


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.