Inauguração do Projeto Lanterna Mágica
O Cine-Clube da Ilha Terceira, em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, concretiza o projeto Lanterna Mágica, que consiste na implementação de uma videoteca no espaço Infantojuvenil da Biblioteca, baseado no programa do Plano Nacional de Cinema.
O propósito deste projeto é facilitar o acesso dos mais novos a uma cultura cinematográfica que habitualmente não lhes é oferecida, apresentando às crianças diferentes narrativas, assim como fomentando o hábito da ida ao Cinema.
O CCIT acredita que a narrativa cinematográfica, como um contar de uma boa história, promove a empatia, a relatividade cultural e o respeito pela pluralidade de pontos de vista. Os filmes são umas das maiores formas de expressão criativa, do mesmo modo que marcam e criam referências que contribuem para a aprendizagem ao longo da vida, sendo importante que as crianças e os jovens formem opiniões sobre os filmes que visionam e que os discutam, pelo que o Cinema também é ele essencial ao desenvolvimento do espírito crítico.
No dia 29 de setembro, às 11h00, inaugura o projeto. A partir desta data os utilizadores da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, os sócios do Cine-Clube da Ilha Terceira e outros interessados terão acesso a um novo serviço, com uma oferta de mais de 200 filmes para consulta, visualização ou empréstimo domiciliário.