A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a exposição de fotografia “A Terra da Guerra”, patente entre 4 de novembro e 31 de dezembro de 2022.
Esta iniciativa provém do trabalho do fotojornalista Rui Caria em zonas de conflito na Ucrânia. O resultado é uma seleção de 12 fotografias que captam, em primeira mão, o quotidiano de quem enfrenta um cenário de guerra sem fim aparente, transportando o público para esta realidade.
Sobre esta experiência, Caria explica: “É simples; na guerra não há jornalismo. Na guerra há apenas jornalistas que devem ser capazes de analisar e codificar acontecimentos, para a seguir descrevê-los, amplificando, através das possibilidades que têm, a voz dos que não têm a possibilidade de serem escutados.”
No dia 4 de novembro, às 18h00, a exposição será inaugurada com a conversa “Fotojornalismo em tempo de guerra”, entre Miguel Monjardino e Rui Caria.
Notas Biográficas
Rui Caria é um jornalista e fotógrafo natural da Nazaré. Colabora com diversos órgãos de imprensa e agências de comunicação nacionais e internacionais. O seu trabalho fotográfico é reconhecido por editores das mais diversas publicações. Vencedor e finalista de diversos concursos mundiais, tem fotografias e artigos publicados em vários livros e na imprensa nacional e internacional.
Rui Caria foi distinguido com a Câmara de Prata da Federação Europeia de Fotógrafos, na categoria de fotojornalismo, na competição de Fotógrafo Europeu do Ano de 2016. Em 2019 venceu o primeiro prémio do Sony World Photography Awards, National Awards.
Miguel Monjardino é professor de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa, e colunista de política internacional no jornal Expresso. Desde 2001, é analista da SIC-Notícias.