Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição | A Terra da Guerra

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-11-04 até 2022-12-31

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a exposição de fotografia “A Terra da Guerra”, patente entre 4 de novembro e 31 de dezembro de 2022.

Esta iniciativa provém do trabalho do fotojornalista Rui Caria em zonas de conflito na Ucrânia. O resultado é uma seleção de 12 fotografias que captam, em primeira mão, o quotidiano de quem enfrenta um cenário de guerra sem fim aparente, transportando o público para esta realidade.

Sobre esta experiência, Caria explica: “É simples; na guerra não há jornalismo. Na guerra há apenas jornalistas que devem ser capazes de analisar e codificar acontecimentos, para a seguir descrevê-los, amplificando, através das possibilidades que têm, a voz dos que não têm a possibilidade de serem escutados.”

No dia 4 de novembro, às 18h00, a exposição será inaugurada com a conversa “Fotojornalismo em tempo de guerra”, entre Miguel Monjardino e Rui Caria.

 

Notas Biográficas

Rui Caria é um jornalista e fotógrafo natural da Nazaré. Colabora com diversos órgãos de imprensa e agências de comunicação nacionais e internacionais. O seu trabalho fotográfico é reconhecido por editores das mais diversas publicações. Vencedor e finalista de diversos concursos mundiais, tem fotografias e artigos publicados em vários livros e na imprensa nacional e internacional. 

Rui Caria foi distinguido com a Câmara de Prata da Federação Europeia de Fotógrafos, na categoria de fotojornalismo, na competição de Fotógrafo Europeu do Ano de 2016. Em 2019 venceu o primeiro prémio do Sony World Photography Awards, National Awards.

 

Miguel Monjardino é professor de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa, e colunista de política internacional no jornal Expresso. Desde 2001, é analista da SIC-Notícias.

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.