A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta a exposição “Paisagem como Testemunho da Cultura Humana”, de Paulo Sousa, patente ao público até ao dia 28 de fevereiro de 2026, no espaço Criativo.
“Esta exposição convida os espectadores a refletirem sobre a interconexão entre a humanidade e as paisagens que habitam.
Paulo Ávila Sousa, apresenta um diálogo entre contextos culturais que moldam a nossa experiência no mundo e a natureza que nos rodeia e condiciona, onde ao longo dos séculos, as paisagens naturais e urbanas têm sido testemunhas silenciosas dos nossos processos de organização social.
As silhuetas que compõem esta exposição, personificam histórias, crenças, tradições e as intrincadas redes sociais que dão forma à nossa existência.
Neste contexto, tornam-se elementos lúdicos e reflexivos, questionando o papel da arte na formação da identidade cultural.
Representando indivíduos e grupos, refletem as várias camadas da organização social, emergindo não apenas como elementos isolados, mas como partes integrantes de um todo maior, onde cada forma humana enriquece a narrativa cultural.
Nesta viagem visual, o espaço não só abriga, mas também dialoga, permitindo que cada um de nós se torne parte vital deste grande mosaico cultural.”
Paulo Sousa