Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Instalação | O Parlamento de Caríbdis IV, de Ricardo Jacinto

  • Música/Music
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2022-07-28 até 2022-08-14

Instalação

O Parlamento de Caríbdis IV

Ricardo Jacinto

28 jul. - 14 ago. 2022

A instalação de Ricardo Jacinto O Parlamento de Caríbdis IV  é o resultado de um desafio lançado pelos Encontros Sonoros Atlânticos 2022 ao artista conhecido pelo seu percurso multidisciplinar. Esta instalação artística pode ser visitada na Blackbox do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

Segundo o seu autor, trata-se de ‘um projeto de música e instalação que teve início em 2021 e chega agora à sua quarta iteração. Resgatando a imagem de Caríbdis (figura mitológica cuja força tormentosa e ameaçadora, na figura de um turbilhão marítimo, engolia tudo o que dela se aproximasse) este parlamento constitui-se enquanto território poético que se dedica a explorar as forças de construção e destruição inerentes a lugares de interação coletiva. Esta apresentação dá continuidade a uma narrativa de múltiplas ressonâncias e desdobramentos formais e conceptuais. Iniciado com um voo sobre a ruína de uma eira (espaço ancestral de trabalho e encontro comunitário), o Parlamento de Caríbdis convoca agora a potência da insularidade para o desenho sonoro e espacial deste concerto-instalação.

Ricardo Jacinto
Músico, artista visual ou arquiteto com pesquisa artística e académica focada nas relações entre som, improvisação e território em práticas transdisciplinares. É membro fundador e diretor artístico do coletivo OSSO e é doutorado pelo Sonic Arts Research Centre, Queens University Belfast. Desde 1998 tem apresentado o seu trabalho em exposições individuais e coletivas, concertos e performances em Portugal, Europa e Brasil.
Com um vasto interesse em processos colaborativos, desenvolveu inúmeros projetos com outros artistas, músicos, arquitetos e performers. Promoveu, dirigiu e apoiou o desenvolvimento de projetos de criação coletiva como são exemplos do PARQUE (2001-2015) ou INVASOR ABSTRACTO (2019-22).
Foi coorganizador de projetos de programação como ECOS: Escuta e Lugar (2013-14) ou EIRA: plataforma radio para residências artísticas (2020). A sua música foi editada pela Clean Feed, Shhpuma Records e Creative Sources, e as suas instalações estão presentes em várias coleções nacionais. Co representou Portugal na 10ª Bienal de Arquitectura de Veneza 2006 e o seu trabalho foi apresentado em espaços como Culturgest_Lisboa, Fundação de Serralves_Porto, Fundação Calouste Gulbenkian_Lisboa e Paris, Palais de Tokyo_Paris, Mudam_Luxembourg, Teatro Maria Matos_Lisboa, Museu Vostell_Cáceres, Casa da Música, CCB, Manifesta 07_Roveretto, Galeria Vermelho_São Paulo, Frac Loraine_Metz, OK CENTRE_Linz, entre outros.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
acacinfo@azores.gov.pt



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.