Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição | Traços de uma Vida

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-07-05 até 2022-09-30

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a exposição de pintura “Traços de uma Vida” de 5 de julho a 30 de setembro.

Esta exposição é uma viagem pela vida e obra do autor, o pintor modernista Victor Azevedo, através de obras trazidas pelos seus familiares, mostrando desenhos e pinturas que traduzem a sua evolução e conciliam as suas diferentes linguagens.

Deste percurso intimista, destaca-se a sua representação singular de três elementos: as paisagens cosmopolitas dos Açores, nomeadamente a sua cidade natal de Angra do Heroísmo, os rostos locais com que se cruzava, assim como a cultura portuguesa e suas tradições, com uma frontalidade cognitiva notável, fruto da busca da linguagem abstrata, na qual Victor Azevedo encontra o seu âmago existencial.  

A inauguração da exposição será no dia 5 de julho às 18h00.

 

Nota biográfica:

Victor Azevedo, pintor e artista plástico, nascido em Angra do Heroísmo, foi discípulo de Domingos Rebelo (1891-1975). Na juventude, concluiu o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e dedicou parte da sua vida ao ensino. Considerado por muitos dos seus pares como um artesão da luz, no seu trabalho privilegiou o acrílico sobre tela, tendo também deixado alguns desenhos a pena, carvão, pastel e técnicas mistas. Falando diversas linguagens sobre os mais variados temas regionais, nacionais e universais, produziu importantes obras que carregam a marca da paisagem e do Homem nos Açores. Uma das obras com maior visibilidade deste autor, “Espírito Santo”, integra o espólio artístico do Vaticano. Importa destacar também a obra “Corte Real”, que consta na fragata homónima da Marinha de Guerra Portuguesa. O trabalho de Victor Azevedo encontra-se também representado em várias coleções de organismos ofi­ciais, tais como o Gabinete do Representante da República para os Açores, Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, Secretaria Regional de Saúde e Segurança Social, Ex-Secretaria Regional da Administração Pública, Rádio Televisão Portuguesa/Açores-Delegação em Ponta Delgada, Rádio Televisão Portuguesa/Açores-Delegação de Angra do Heroísmo, Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo - balcão da Graciosa, entre muitos outros.

www.seeufosseartista.blogspot.com

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.