Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conferência – José Agostinho na alvorada da Meteorologia moderna, por Diamantino Henriques

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2019-10-11

Conferência – José Agostinho na alvorada da Meteorologia moderna,

por Diamantino Henriques

 

Data: 11 de outubro

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Jovens e adultos

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza uma conferência intitulada “José Agostinho na alvorada da Meteorologia moderna”, proferida por Diamantino Henriques. Esta conferência insere-se no âmbito da exposição A universalidade de José Agostinho patente ao público até 31 de outubro na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

Diamantino Valente Henriques - Licenciado em Física, no ramo de Física da Atmosfera pela Universidade de Aveiro e Mestre em Ciências Geofísicas, com especialização em Meteorologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ingressou nos quadros do antigo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica na carreira de meteorologia em maio de 1987. Desde 1988, participou em vários projetos de investigação no domínio da composição da atmosfera e do seu papel no Clima, nomeadamente no estudo do ozono e do dióxido de carbono atmosféricos, tendo colaborado na instalação das primeiras estações de monitorização da composição da atmosfera nos Açores e na Madeira. Colaborou no desenvolvimento e implementação em 1999 do Programa Operacional de Previsão do Índice Ultravioleta em Portugal. Em outubro de 2003, já como meteorologista assessor principal, foi colocado na Delegação Regional dos Açores do antigo Instituto de Meteorologia, onde exerceu funções de previsor no Centro de Previsão e Apoio à Aeronáutica em Ponta Delgada. Em março de 2008 foi designado Delegado Regional dos Açores do então Instituto de Meteorologia, cargo que ocupou até 31 de março de 2019. Representou Portugal na qualidade de membro observador no Comité de Furacões da Região IV da Organização Meteorológica Mundial (OMM). É autor e coautor de vários artigos científicos e colaborou na formação de técnicos superiores e de técnicos de meteorologia. Atualmente desempenha funções de técnico superior de meteorologia do Departamento de Meteorologia e Geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nos programas GAW (Global Atmosphere Watch) da OMM e EMEP (European Monitoring and Evaluation Programme) da Convenção de Poluição Atmosférica Transfronteiriça a Longa Distância da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (CLRTAP/UNECE).

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo

Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.