Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


II Encontro: O Turismo em diálogo com o Património Religioso

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Igreja Matriz de Santa Cruz
  • 2019-09-23 às 20:30

A Coleção Visitável da Matriz de Lagoa - um espaço museológico eclesiástico situado na Igreja Matriz de Lagoa na freguesia de Santa Cruz -  à semelhança do que foi feito no ano transato, promoverá na semana do Dia Mundial do Turismo o II Encontro “O turismo em diálogo com o património religioso” que tem como principais objetivos promover uma reflexão acerca do impacto do turismo no património religioso, partilhar ideias e experiências em torno desta temática, debater os desafios e obstáculos no acesso do turismo ao património religioso, bem como, compreender a influência do património religioso como meio de evangelização junto do turismo. Se por um lado, denota-se um forte impacto do turismo a nível mundial, por outro, e considerando a crescente importância do património religioso como fonte inesgotável de fruição espiritual e cultural, e um dos principais recursos turísticos a nível mundial, turismo e património religioso encontram-se em estrita ligação para a evangelização.

Sendo assim, dado que este ano celebra-se os 60 anos da elevação do Santuário do Senhor Santo Cristo a santuário diocesano de Angra e como é conhecido o frequente fluxo de fiéis/peregrinos e turistas aos Santuários, para além da relação existente entre o património religioso e o turismo, a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa promove o II Encontro “O turismo em diálogo com o património religioso”, debatendo tema “Santuários de peregrinos ou de turistas?”, a realizar-se no dia 23 de setembro de 2019, na sacristia da Igreja Matriz de Lagoa, sita na freguesia de Santa Cruz, pelas 20:30h.

O Encontro terá como moderadora a jornalista Sara Sousa Oliveira e como oradores o Cónego Adriano Borges - Reitor do Santuário da Esperança; Pe. Nemésio Medeiros - Guia Espiritual em Peregrinações à Terra Santa; Dra. Raquel Lima Interprete de Língua Gestual Portuguesa no Santuário de Fátima; Dra. Graça Silva Machado - Peregrina dos caminhos de Santiago de Compostela.

CONTACTOS PROMOTOR:

E-mail:
[email protected]

Telefone:
296 91 2067


Ilha: São Miguel
Concelho: Lagoa
Sítio: https://www.facebook.com/events/423502868279582/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.