Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Museu do Pico apresenta o livro Guerra Colonial: um soldado na guerra, de Helder Fernandes

  • Literatura/Literature
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2017-03-24 às 21:00

O Museu do Pico apresenta, no próximo dia 24 de março, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes Pico, o livro Guerra Colonial: um soldado na guerra, de Helder Fernandes.

O picoense Hélder Fernandes conta na primeira pessoa a experiência vivida enquanto militar durante a Guerra do Ultramar, em Moçambique, entre 1971 e 1973, numa obra que pretende manter vivo um capítulo da história portuguesa e é sobretudo direcionada às camadas mais jovens.

A obra está dividida em 10 capítulos onde se faz um historial da luta armada, se apresentam dados estatísticos dos guerrilheiros e das tropas, se relata a preparação para a guerra e a experiência de um soldado durante o conflito. Apresentam-se também resultados dos óbitos sofridos pelo seu batalhão e as principais ações desenvolvidas. Fala-se do 25 de Abril de 1974 e da ligação das mulheres à guerra. O livro é também ilustrado com imagens por forma a recordar a Guerra do Ultramar.

Esta iniciativa visa promover a reflexão em torno da guerra colonial portuguesa e dos seus efeitos psicológicos para os ex-combatentes e suas famílias e conta com a colaboração da Liga de Combatentes da ilha do Pico.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.