Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do mês | abril 2024 | A baleação no Arquivo Scheer

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2024-04-01 até 2024-04-30

A propósito da inauguração da exposição “Portas da Macaronésia”, foi selecionada uma das inúmeras imagens relativas à baleação micaelense presente no arquivo familiar Scheer. Retrata a tripulação distribuída em dois botes baleiros (também conhecidos como baleeiras ou canoas), em que se pode identificar o mestre (ou oficial), entendido como comandante do bote, que operava o leme e instruía o restante pessoal a bordo do bote; o arpoador, i.e., pessoa que arpoava as baleias, e também remava, no primeiro banco da proa; e os remadores, responsáveis por propulsionar o bote, num total de 5 pessoas. Fora do enquadramento da imagem, mas percetível pelas cordas à direita, os botes estavam a ser rebocados pela lancha de apoio (também conhecida como reboque ou vedeta), uma embarcação maior, motorizada, que rebocava igualmente as baleias perecidas.

Este arquivo está descrito na base de dados Archeevo, ainda em fase de revisão, para divulgação e é maioritariamente composto por documentos iconográficos, embora comporte outras tipologias documentais, como audiovisual, sonoro e escrito. O conjunto documental surgiu no decurso de viagens científicas de dois membros da mesma família aos Açores (pai e filho), em épocas distintas.

Além da impressão patente na exposição, este diapositivo encontra-se reproduzido na obra "Baleação em São Miguel Açores: memórias e imagens de uma época passada", p. 102-103 e na capa, esta disponível para consulta e empréstimo na BPARPD: https://ccbibliotecas.azores.gov.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=134348.

 

Ficha Técnica:

Coordenação - Jorge Frazão de Mello-Manoel e Odília Gameiro

Pesquisa, seleção e texto - Lia Gomes

Design gráfico - Anabela Cabral

Divulgação - Anabela Cabral, Sónia Freitas e João Araújo

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio s/n
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.