Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mestre José Melo - Um homem à frente do seu tempo

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu da Indústria Baleeira
  • 2017-07-24 até 2017-10-01 às 21:30

Será inaugurada pelo Museu do Pico, a 24 de Julho, a exposição Mestre José Melo – um homem à frente do seu tempo, um trabalho biográfico e documental sobre o construtor naval de Santo Amaro do Pico, Mestre José Silva Melo.

Este projeto visa dar a conhecer a vida e obra de um dos mais prestigiados construtores navais em madeira da ilha do Pico e dos Açores. O Mestre José Melo desenvolveu a sua atividade de projetista e de construtor naval, no Pico, em várias ilhas do arquipélago e nos EUA. Foi reconhecido por empresas, universidades, e público especializado.

Mestre José Melo é, pela quantidade e qualidade do seu trabalho, uma referência incontornável da construção naval da ilha do Pico.

Se o Pico foi o grande centro de produção de barcos em madeira dos Açores, Santo Amaro deve ser reconhecido como o verdadeiro santuário da construção naval do Arquipélago. Esta freguesia foi, durante décadas, o eixo irradiador desse complexo histórico-geográfico associado à carpintaria naval na Região. É, igualmente, neste contexto, que revisitamos e homenageamos a vida e a obra do Mestre José Melo, ainda vivo com 85 anos de idade, a residir com a sua família nos EUA.

A sessão pública de inauguração terá lugar no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, pelas 21h30, e até 1 de outubro a exposição estará patente ao público no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo  - 10h00-17h30).

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: São Roque do Pico
Sítio: http://www.museu-pico.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.