Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


O Oscilante

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-01-24

O Oscilante

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida todos os interessados a visitar a exposição intitulada “O Oscilante”, de Carolina Rocha, na zona do web-café, no dia 24, às 18h00. 

Carolina Rocha, nesta exposição, explora a ideia de rosto, aquilo que ele comunica, mas também aquilo que ele aprendeu a calar para se enquadrar num determinado contexto. A forma como o rosto comunica carrega consigo a história de muitas gerações e pode seduzir de uma forma mais segura e até mais eficaz que as palavras. O rosto fala, mas também esconde. A natureza não deu ao homem apenas a voz e a língua, para interpretação do pensamento. Fez ainda falar a testa e os olhos, como referem os autores Jean-Jacques Courtine e Claudine Haroche, no livro intitulado “História do Rosto”. A verdade é que ao calar o rosto também revela sinais inteligíveis. No fundo, o rosto sai-nos pelos olhos e volta com aquilo que aprendeu, garantindo uma espécie de uniformização pública. Nesta exposição também se explora a ideia de máscara, como aquilo que esconde e revela.  Nesse aspeto, a máscara esconde, mas essencialmente exterioriza através de rostos que mostram sobretudo expressões de um medo existencial.

Apareça!

 

Nota Biográfica

Carolina Rocha nasceu em 1987, na ilha de S. Miguel. Foi artista residente na Escola de Arte - A Base, entre 2021 e 2023. Licenciada e mestre em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Em 2017 foi selecionada para participar no catálogo "PEAC 2017 - Portuguese Emerging Catalogue", editado em Lisboa e em 2015 foi selecionada para a exposição “Prémio Internacional de Pintura”, na Fundação Focus Abengoa, Sevilha. Em 2013 recebeu a Bolsa de Criação Artística da Direção Regional da Cultura dos Açores, que resultou numa exposição individual intitulada “Mistérios de Tinta”. Em 2012 ficou em primeiro lugar no concurso Labjovem.

Participa em exposições coletivas e individuais desde 2010. Atualmente vive e trabalha em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Está representada em várias coleções particulares e públicas nomeadamente: Clube Soroptimist Internacional, Museu António Duarte, nas Caldas da Rainha, Museu de Angra do Heroísmo e Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.