Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


CulturAçores – Revista de Cultura n.º 14

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Todos
  • 2023-07-07 até 2024-07-07

Direção Regional dos Assuntos Culturais lança a 14ª edição da Revista Cultura Açores

 

A 14ª Revista de Cultura destaca a inauguração do Atlântida Cine, em Santa Maria, o centenário de Pedro da Silveira e as exposições mais relevantes dos museus que estão sob a tutela da Direção Regional dos Assuntos Culturais.

O desafio do regresso ao regular funcionamento das instituições culturais no arquipélago – findas a pandemia e as restrições de circulação e de coexistência – trouxe urgência na recuperação e ampliação de públicos. Esta 14ª edição compila as estratégias de continuidade e os projetos temáticos que nortearam, em 2022, as apostas das estruturas culturais institucionais.

Em destaque na CulturAçores n.º 14, está a inauguração muito aguardada do Cinema do Aeroporto de Santa Maria: o Atlântida Cine, espaço construído pela Força Aérea norte-americana na II Guerra Mundial e que agora, renovado e equipado, é uma aposta na projeção multimédia e na promoção de espetáculos daquela ilha.

O centenário do nascimento de Pedro da Silveira, intelectual multifacetado, natural da mais ocidental ilha açoriana, as Flores, merece menção na publicação, bem como a atribuição do Prémio Regional de Arquitetura “Paulo Gouveia” ao projeto de reabilitação de uma moradia em Ponta Delgada, dada a atenta preservação e respeito pelo seu património edificado.

Os diversos museus que integram a Direção Regional dos Assuntos Culturais dão a conhecer as suas mais importantes exposições e atividades na estampa desta Revista de Cultura e, ainda no presente número, são estreadas duas novas rubricas: “Conserv´Arte”, dedicada à conservação e ao restauro, e “Museografar”, centrada na arte do design de exposições.

Editada em formato impresso e digital, A Revista de Cultura tem uma periodicidade anual e está disponível para compra ou subscrição, através do portal da Direção Regional dos Assuntos Culturais, em www.culturacores.azores.gov.pt.

Revista de Cultura - Direção Regional da Cultura (azores.gov.pt)

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000

Correio Eletrónico:
[email protected]
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.