Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conferência | “O meu coração abre-se à tua voz”

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-11-25

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a conferência “O meu coração abre-se à tua voz”, no dia 25 de novembro às 18h00.

Esta será proferida pelo Dr. Miguel Palha, pediatra do neurodesenvolvimento, que abordará a problemática médica, educativa, social e ética em torno da Trissomia 21, também conhecida como Sindrome de Down.

Desde o diagnóstico, os pais da criança portadora desta anomalia cromossómica são confrontados com inúmeros obstáculos, sendo o principal a exclusão social, muitas vezes veiculada e amplificada pelos hospitais, pelos centros de saúde, pelas escolas, pelas associações desportivas, pelas associações culturais e por outras instituições da comunidade.

À medida que as crianças com deficiência crescem, este problema agrava-se e não é raro que elas próprias tenham consciência da segregação a que são votadas.

A única solução reside na modificação das mentalidades, para que os cidadãos com deficiência, independentemente das suas capacidades e competências, sejam compreendidos, aceites e integrados em toda a comunidade.

 

Nota Biográfica

Miguel Palha é pediatra do neurodesenvolvimento. Fundou, em 1990, a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, da qual é Presidente da Direção. Também desempenha funções como Diretor Clínico do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, unidade autónoma da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.