Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


II Oficina de Arte e Mística Cristã

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Fenais da Luz
  • 2019-01-13 às 11:30

Pastoral da Cultura nos Açores
II Oficina de Arte e Mística Cristã

Pelo segundo ano consecutivo, a equipa diocesana da Pastoral da Cultura organiza uma Oficina de Arte e Mística Cristã, através da qual se descobre e vivencia a espiritualidade cristã através da criação artística.

A primeira Oficina, realizada no ano passado no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, com a colaboração dos jovens da Ouvidoria da Lagoa, baseou-se na pintura, no teatro e na música. Este ano, a segunda oficina abrange uma maior variedade de artes — poesia, música, moda & design, dança, escultura, teatro, cinema e pintura mural —, em diferentes workshops coordenados por diversos artistas, profissionais e amadores.

O evento, realizado com o apoio da Junta de Freguesia local, realizar-se-á na freguesia dos Fenais da Luz, sendo aberto a toda a ilha de São Miguel. As actividades intergeracionais, que não carecem de inscrição nem de material, são apropriadas para crianças, jovens e adultos, especialmente pais, avós, catequistas, líderes de grupos de jovens e outros agentes de pastoral, que devem trazer um farnel para o almoço, visto que o evento decorre, no dia 13 de Janeiro, domingo, entre as 11:30 e as 16:30 horas. Às 16:30 haverá uma Eucaristia que será marcada pela expressão de todos os trabalhos realizados ao longo do dia. Estão também convidados a participar todas e todos quantos, interessados pela arte e pela sabedoria religiosa, se sentem atraídos pela figura de Jesus Cristo.

As produções artísticas irão explorar a “mística do corpo”, a “teologia do corpo”, na cultura bíblica, nomeadamente o ventre, as mãos, os olhos, os pés, os ouvidos e o coração. O objectivo último consiste em fazer, pela arte, a experiência da presença viva de Deus neste corpo de carne animada, que “sou eu próprio”.

Numa época em que se busca mais espiritualidade que religião, a arte manifesta-se como o caminho ideal para dar expressão à dimensão transcendente da vida humana, nomeadamente o mistério da vida e o mistério de Deus, revelado em Jesus Cristo. A arte, que abrange a inteligência e a afectividade, a razão e a emoção, constitui um meio privilegiado para uma Encarnação do Verbo no mundo contemporâneo, abrindo portas a uma civilização da verdade e do amor, um novo humanismo. Uma mística cristã formada pela arte pode esclarecer melhor o sentido e o valor da vida, alargar os horizontes da razão e fortalecer os fundamentos da moral humana.

Tendo em conta a multiplicidade de sensibilidades do mundo hodierno, o Espírito de Deus, através da arte, dá a cada um entender, na sua própria linguagem, as maravilhas de Deus. Uma espiritualidade cristã marcada pela beleza tem um poder salvador que renova a vida humana através de uma nova criatividade. A actividade artística permite uma melhor redescoberta da mensagem bíblica, possibilitando um acréscimo de alegria e beleza, liberdade e sentido, verdade e bondade.

A arte tem o condão de, mediante a intuição e o diálogo, unificar o saber diversificado e fragmentado pela cultura recente. O actual interesse pelo belo, inclusivamente no cristianismo, tem possibilitado um novo encantamento da existência, abrindo-a a uma cultura de solidariedade e conduzindo-a para além dela mesma: para o mistério divino.
A Pastoral da Cultura também realiza a proposta de modelos a imitar. Depois de nos anos passados terem sido homenageados os Padres Manuel Pimentel (Pastoral Social, 2017) e José Maria Almeida (Pastoral Juvenil, 2018), será agora homenageado o venerável Padre Bartholomeu do Quental (1626-1698), natural dos Fenais da Luz e mestre na arte da palavra.

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.