Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do mês - AS REVOLTAS ESTUDANTIS

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-03-04 até 2024-04-30

Documento do mês

Sala de consulta da Divisão de Arquivo:

Março/Abril

 

AS REVOLTAS ESTUDANTIS

 

 

A divisão de arquivo, da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, preparou uma mostra do “documento do mês” que retrata as reivindicações dos estudantes, com vista à transformação das instituições que então governavam, numa abordagem cronológica e na proximidade do Dia do Estudante, celebrado a 24 de março.

Qualquer mudança de regime é precedida de protestos. Apesar da importância de anteriores formas de luta pela dignidade das instituições públicas contra a ditadura em prol da liberdade protagonizadas pelo movimento estudantil, é apenas em 1962 que se pode falar da primeira crise académica, onde a contestação estudantil assume novas formas e conteúdos de luta: manifestações, greves às aulas, confrontos com a polícia, greve de fome e ocupações.

A crítica dos estudantes vai para além das manifestações, assumindo formas de protesto através da escrita e outras, cada vez mais criativas e originais, como a tourada dos estudantes, na ilha Terceira, onde se reprova através do humor e da sátira os males que enfermam a Administração.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.