Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Sessão Evocativa dos 40 anos da morte de Vitorino Nemésio

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • CCB
  • 2018-03-10 às 15:00

Sessão Evocativa dos 40 anos da morte de Vitorino Nemésio, no próximo dia 10 de março, sábado, pelas 15 horas, no CCB.

A vida e a obra Nemésio de Vitorino Nemésio vão ser assinaladas no Centro Cultural de Belém, no próximo sábado, dia 10 de março, a partir das 15 horas e  a propósito dos 40 anos da sua morte.

Serão, entretanto, evocados aspetos significativos de Vitorino Nemésio como poeta, escritor, professor universitário, colaborador de jornais e revistas; que promoveu a extensão e significado da «açoreanidade»  - na forte relação da geografia com  a história e a criação literária e artística -  e , ainda, o grande comunicador e memorialista que atingiu projeção nacional no programa televisivo Se bem me lembro. Participam, entre outras personalidades, Luiz Fagundes Duarte, Luiza Costa e António Valdemar todos açorianos e com ligações pessoais e intelectuais a Vitorino Nemésio, no decurso de longos anos de convívio e do estudo, investigação e divulgação da sua obra..

A sessão está assim esquematizada: justificação da homenagem  pelo Dr. Elísio Summavielle, Presidente do Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém;

” O Universo de Nemésio através da Palavra e da Imagem», retrospetiva da autoria do jornalista e investigador  António Valdemar ;

leitura de poemas pela Dr.ª  Luiza Costa;

« O Lugar de Nemésio na Literatura Portuguesa e na Cultura Açoriana», pelo Prof Dr.   Luis Fagundes Duarte, da Universidade Nova de Lisboa ;

e, por ultimo,  leitura de poemas pela Dr.ª Luiza Costa.

A produção está a cargo da equipa técnica do   | Centro Cultural de Belém / Entrada : 5 €

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua dos Navegantes, 21 (à Lapa)
Lisboa

Telefone:
21 396 6035

Ilha: -N/D-
Sítio: http://www.casasdosacores.org


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.