Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

julho • dezembro • 2017 • N.º7

A Comunicação na Cultura

Estratégia, ações e exemplos

A atratividade e a amplitude da comunicação não se esgotam, nem nos suportes tradicionais, nem nos limites dos muros das instituições, públicas ou privadas. Surpreender o cidadão no seu contexto, adaptando e construindo discursos, será seguramente a forma de captar públicos não tradicionais e aumentar a visibilidade da unidade de conhecimento.

Encomendar/Subscrever

Atrair e surpreender

A amplitude da comunicação

Editorial: Nuno Ribeiro Lopes|Diretor Regional da Cultura

O que a Revista CulturAçores neste número aborda, como tema principal, é a importância da divulgação, quer do conhecimento produzido, quer dos eventos realizados, remetendo aquela para patamares mais especializados e pré-organizada de acordo com os efeitos pretendidos

Encomendar/Subscrever

A estratégia de marketing da Direção Regional da Cultura

Uma abordagem conceptual

Texto: Helena Martelo|Direção Regional da Cultura

Um exercício de observação e de estudo de pequenos fenómenos relativos a comportamentos, atitudes, estilos e expressões de consumo cultural, passando para um contexto mais global, compreendendo fenómenos socioculturais que versam temas de relevância universal e traduzem grandes mudanças na sociedade.

Encomendar/Subscrever

Em Amarante

A Direção Regional da Cultura na Bienal Ibérica do Património Cultural

Texto e fotos: Helena Martelo|Direção Regional da Cultura

 

A participação da Direção Regional da Cultura na Bienal Ibérica do Património Cultural permitiu promover, fora do espaço territorial insular, o conjunto de estruturas museológicas da tutela, existente nas nove ilhas do Arquipélago dos Açores, cujas temáticas complementares contribuem para uma noção de um todo cultural identitário. Foram divulgados oito museus, alguns dos quais polinucleados, o Ecomuseu do Corvo e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Encomendar/Subscrever

Museu do Douro

Da experiência como paisagem

Texto: Samuel Guimarães|Coordenação do Serviço Educativo do Museu do Douro*

Nunca olhamos uma só coisa de cada vez, estamos sempre a ver a relação entre as coisas e nós próprios.1 John Berger

Encomendar/Subscrever

Rota do Românico

A comunicação do património cultural

Texto: Rosário Correia Machado|Diretora da Rota do Românico

Nos últimos anos, a Rota do Românico tem vindo a assumir-se como um projeto de referência na afirmação e desenvolvimento de um território – os vales do Sousa, Douro e Tâmega, no Norte de Portugal – com base na valorização e promoção de um património histórico e cultural de inestimável valor.

Encomendar/Subscrever

Comunicação cultural

Responsabilidades, barreiras,possíveis caminhos

Texto: Dália Paulo|Presidente da Direção da Acesso Cultura

Fotos: Acesso Cultura

A Comunicação é uma área fundamental para o fomento da participação cultural. Diversas tarefas ligadas à Comunicação – escrita, design, marketing, divulgação, relações públicas, atendimento – contribuem para a criação de pontes com os públicos e para uma relação mais significativa e duradoura com eles.

Encomendar/Subscrever

Comunicação na Cultura

A Revista Islenha

Texto: Marcelino de Castro|Director da Revista Islenha*

Fotos: Arquivo Revista Islenha

Há uma espécie de reabilitação das culturas face à modernidade. (Philippe Ariès)

Encomendar/Subscrever

A 7 e 8 de novembro

Jornadas assinalam 175 anos do nascimento de Antero

Texto: Direção Regional da Cultura

Fotos: Tânia Silva e Roger Silva|Direção Regional da Juventude

Intituladas "Antero Hoje", as Jornadas Anterianas assinalaram, a 7 e 8 de novembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o 175.º aniversário do nascimento de Antero de Quental.

 

Encomendar/Subscrever

Jornadas Anterianas

A Carta a Storck: Um documento de geração

Texto: António Machado Pires

(...) Antero lembra a Storck o seu percurso autobiográfico, julga o passado e o futuro da Europa, que há de ter também o seu Budismo (...).

Encomendar/Subscrever

Jornadas Anterianas

Antero lido por Mesquita

Texto: Urbano Bettencourt

É conhecida a influência exercida por Antero nas gerações seguintes, a sua presença em poetas particulares, como é o caso de Roberto de Mesquita. Analisa-se aqui o modo como o seu poema "Às grades da prisão" reescreve "Os Cativos", de Antero.

Encomendar/Subscrever

Antero de Quental

Atualidade presente...

Texto: Guilherme d’Oliveira Martins

(...) em Antero e na geração dita de 1870 do que se tratou foi de abrir novos horizontes – buscando uma visão capaz de superar as limitações e as fragilidades de uma realidade nacional considerada periférica.

 

Encomendar/Subscrever

Antero de Quental

Poemas Dispersos, Alterados ou Destruídos

Texto: Luiz Fagundes Duarte

assados cento e vinte e seis anos sobre a morte de Antero de Quental, ainda subsistem algumas dúvidas – e equívocos também – acerca do número e da substância da sua produção poética. Na verdade, o seu cânone indiscutível, no que à poesia diz respeito, reduz-se a três livros – as Primaveras Românticas (1872), a segunda edição das Odes Modernas (1875) e a segunda edição d’Os Sonetos Completos (1890) – que por sua vez resultam, em grande parte, da predação de livros anteriores – Os Sonetos de Antero (1861), Beatrice (1863), Fiat Lux! (1864) e Odes Modernas (primeira edição, 1865) – e da recolha de poemas que, entretanto, fora produzindo, alguns deles publicados dispersamente em jornais e revistas.

 

Encomendar/Subscrever

Antero Ontem e Hoje

A atualidade de um autor intemporal

Texto: Ana Cristina Correia Gil

Uma das formas de lermos um autor é aquela em que somos levados a estabelecer relações entre aquilo que ele nos transmite e a época em que nos situamos. Assim, a obra de Antero de Quental, questionando acerca da identidade nacional, aponta causas da decadência nacional que ainda hoje, em pleno século XXI, encontram eco na realidade portuguesa.

Encomendar/Subscrever

Jornadas Anterianas

Antero como Poeta

Texto: Eduardo Lourenço

O Pessimismo de Antero é o acontecimento cultural e poético mais significativo do nosso século XIX porque é o espelho hiperbólico e negro de uma experiência cultural, espiritual e histórica (...).

Encomendar/Subscrever

3.ª edição dedicada a Joaquim Maria da Silva

Colóquios do Atlântico

Texto: Carlos E. Pacheco Amaral Presidente da Comissão Organizadora

Ao longo de três dias de trabalho, no terceiro Colóquio do Atlântico, dezoito especialistas, da Universidade dos Açores, da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, bem como de outras universidades portuguesas, apresentaram em Angra do Heroísmo, em Santarém e em Lisboa os seus estudos aprofundados sobre as principais facetas do pensamento e da obra deste eminente açor-escalabitano – que geraram debate tão vivo quanto alargado.

Encomendar/Subscrever

Desafio Três Perguntas

Pensar a Cultura d(n)os Açores

Respostas:Vitor Serrão|Alexandre Pascoal|José Manuel Ávila Costa

Encomendar/Subscrever

Intervenção artística na baía de Angra do Heroísmo

Sensibilização ambiental e patrimonial

Texto e fotos: Ana Nascimento, José Luís Neto, Pedro Parreira|DRC|DSP|Divisão do Património Móvel, Imaterial e Arqueológico (DPMIA)

(...) existem [na Baía de Angra do Heroísmo], pelo menos, 88 naufrágios documentados, traduzindo-a num dos locais do mundo com maior interesse arqueológico.

 

Encomendar/Subscrever

Exposição

Interior/Exterior e como os dois se misturam ou a escala de uma pequena igreja em Morjim

Texto: Luísa Cardoso|Curadora

Fotos: António Pacheco|DRC|Museu Carlos Machado

Através do cruzamento de diversas coleções do Museu Carlos Machado, da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, a exposição Interior/Exterior1 explora as noções do seu título através de três unidades fundamentais: o corpo, a casa e a ilha.

Encomendar/Subscrever

Novo Museu Francisco de Lacerda, em São Jorge

De complexo industrial a cultural

Texto: Rui Pinto|Arquiteto

Breves notas em torno do projeto de arquitetura, sobre a Fábrica Marie D’Anjou e sobre a singularidade do local. A intervenção, já iniciada, de refuncionalização da antiga unidade industrial vai alojar o novo Museu Francisco de Lacerda.

Encomendar/Subscrever

Em São Miguel (1769 a 1839)

A arquitetura e o jardim dos estrangeiros

Texto: António Francisco Cota Fevereiro|Investigador no Instituto de História da Arte|Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Na segunda metade do século XVIII instalou-se uma comunidade de estrangeiros na ilha de São Miguel, a qual difundiu em Portugal conceitos espaciais e paisagísticos inovadores, materializados em habitações e jardins, onde a cultura portuguesa foi notavelmente integrada.

Encomendar/Subscrever

Arquivo Pessoal Francisco Afonso Chaves

Um arquivo de memórias selecionadas

Texto: Odília Gameiro|DRC|Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Fotos: DRC|Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Ao longo de cerca de cinquenta anos, (...) Francisco Afonso Chaves procedeu à guarda de documentos, como notas pessoais, diplomas, agendas e sobretudo uma correspondência numerosa (...).

Encomendar/Subscrever

Joanne Purcell e o verdadeiro Romanceiro açoriano

A revelação de um riquíssimo património imaterial português

Texto: Ângela de Almeida|Investigadora

Purcell enfatiza os elementos arcaicos, recolhidos no trabalho de campo, realizado nos Açores (...).

 

Encomendar/Subscrever

O desvelar de um segredo

Processos De Genere

Texto: João Ventura|Direção Regional da Cultura

Fotos: Direção Regional da Cultura

Sobre a série documental Processos De Genere, pertencente ao fundo documental Mitra de Angra, depositado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, o seu âmbito temporal e a sua relevância do seu conteúdo para as ciências auxiliares da história, principalmente a genealogia. Estudo de um caso em particular, com explicação das partes constituintes do processo e informação veiculada.

 

Encomendar/Subscrever

Ressalva Maestro Alberto Roque

Incentivar jovens para o Projeto Lira Açoriana

Texto: Humberta Augusto|Direção Regional da Cultura

Fotos: Patrycja Malinowska

O diretor artístico do Projeto Lira Açoriana, Alberto Roque, sumariza o primeiro ano de formação que reuniu cerca de cinquenta músicos açorianos de diversas ilhas. Os objetivos, totalmente alcançados, referiu o maestro, assentam no incentivo e na motivação dos jovens que integram a Orquestra Regional Lira Açoriana.

Encomendar/Subscrever

Nour Ayadi

Das mais belas experiências que já vivi como jovem pianista

Texto: Humberta Augusto|Direção Regional da Cultura

Fotos: Margarida Quinteiro

 

CulturAçores – Revista de Cultura – Fez uma "Uma Viagem Musical de Bach a Colaço" nos dois concertos de piano, a 28 e 30 de julho, no Palácio dos Capitães-Generais e no Palácio de Sant’Ana, respetivamente, no âmbito da Temporada Artística 2017, promovida pela Direção Regional da Cultura. Como foi, para si, essa experiência?

Nour Ayadi (N.A.) – Estes dois concertos foram uma das mais belas experiências que já vivi como jovem pianista. Toquei na Terceira e em São Miguel e a interação com o público foi bastante mágica. Pude sentir o seu calor e felicidade ao ouvir música clássica. Esta experiência também foi uma oportunidade para descobrir os Açores, que então visitei pela primeira vez! As pessoas são tão acolhedoras e todas as paisagens me inspiraram durante esta tournée musical.

(...)

Encomendar/Subscrever

Joana Gama

Trabalho a solo e Trabalho colaborativo

Texto: Humberta Augusto|Direção Regional da Cultura

Fotos: Fernando Resendes|Teatro Micaelense

Viagens na Minha Terra e Nocturno foram os projetos que trouxeram quatro espetáculos, entre 17 e 21 de novembro, repartidos entre o Teatro Micaelense e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, à Temporada Artística 2017, promovida pela Direção Regional da Cultura. São projetos distintos unidos em torno do piano de Joana Gama.

Encomendar/Subscrever

Temporada Artística 2017

Amizade e mestria musicais

Texto: Humberta Augusto|Direção Regional da Cultura

Nataliya Horobets e Olga Gorobets assinalaram o Dia Mundial da Música com o espetáculo Dois Amigos e Grandes Músicos, realizado a 1 de outubro na Biblioteca e Arquivo Regional João José da Graça, baseado em repertório de dois compositores, eles também, amigos, no âmbito da Temporada Artística 2017.

 

Encomendar/Subscrever

Um excurso histórico

Festival Jazzores

Texto: Bernardo Mariano|Assessor Artístico do Festival de Música dos Açores

Fotos: Fernando Resendes|Teatro Micaelense

 

Nascido em 1999 como Festival de Música Jazz de Ponta Delgada, este evento tomou a designação "Jazzores" em 2009, coincidindo com a expansão a outras ilhas (Faial e Santa Maria). No ano de 2010 estendeu-se à Graciosa e, em 2012, ao Pico. Em Ponta Delgada, passou por vários espaços até se fixar, a partir de 2004, no Teatro Micaelense. Gerou-se desde então um caminho comum que o portfólio de imagens nestas páginas ilustra.

Encomendar/Subscrever

Menos é mais

Refletir a edificação - em conjuntos edificados

Texto: Nuno Ribeiro Lopes|Diretor Regional da Cultura

Deparamo-nos atualmente com a insistente ideia de que, para evoluir, é necessário iniciar de novo ou caricaturar o preexistente, como afirmação do nosso eu perante os outros. Nada de mais errado e egoísta.

 

Encomendar/Subscrever

Edições - Direção Regional da Cultura

A Imagem Paradoxal: Francisco Afonso Chaves (1857-1926)

Texto: Victor dos Reis|Co-Coordenador da edição

Fotos: Direção Regional da Cultura

(...) esta edição é o culminar do ambicioso projeto de investigação iniciado em 2011 em torno da excecional e desconhecida obra fotográfica estereoscópica do naturalista açoriano Francisco Afonso Chaves, constituindo, por si só, um acontecimento editorial nacional e internacional.

Encomendar/Subscrever

Edições - Direção Regional da Cultura

Folhetos Direção Regional da Cultura

Texto e Fotos: Direção Regional da Cultura

Um conjunto de folhetos dedicados aos museus, sob tutela da Direção Regional da Cultura, pretende dar resposta à procura de material informativo junto da comunidade turística, nacional e estrangeira, além da população local, que procura estes espaços.

 

Encomendar/Subscrever

Edições - Direção Regional da Cultura

Tempo Líquido - Um diálogo de vídeos das coleções de Maria & Armando Cabral e Cal Cego

Texto: Bárbara Ávila Pacheco e Fátima Marques Pereira|Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

Fotos: Direção Regional da Cultura

O catálogo Tempo Líquido – Um diálogo de vídeos das coleções Maria & Armando Cabral e Cal Cego, lançado em julho de 2017, é uma publicação trilingue – português, espanhol e inglês – que reúne textos de Fátima Marques Pereira, Diretora do Arquipélago, da curadora Carolina Grau, assim como o texto dos colecionadores portugueses Armando Cabral e Maria João Santos, "Porque colecionamos Arte Contemporânea?", e da Diretora Artística da Cal Cego, Montse Badia, "Ativando dispositivos".

Encomendar/Subscrever