Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Progresso (O)

1 Semanário de Ponta Delgada, com o subtítulo Periodico dos Açores. Iniciou a sua publicação a 11 de Agosto de 1867 e publicava-se aos domingos. Foi seu responsável João J. Botelho, que passaria a ser seu proprietário a partir de Outubro de 1868, e imprimia-se em tipografia própria, sita à rua do Frias, n.º 7. O jornal foi redigido por Augusto César Sampaio Loureiro até ao n.º 11, de 27 de Outubro de 1867.

Jornal de cunho progressista, afirmou desde o início que não representava «nenhuma das facções em que infelizmente se acha sub-dividido o partido liberal» e que não era «filho de corrilhos», pelo contrário, vivia de si, alistando-se nas «fileiras da liberdade» e impondo-se na «defesa da lei da humanidade».

Não obstante, nas suas páginas ficaram gravadas críticas ao governo da Regeneração, bem como fortes críticas ao clero, afirmando mesmo que «do pulpito abaixo se hão fomentado malquerenças, e concitado vindictas [...] contra as pessoas que se não baptizaram nas águas da seita jesuitica!». Nessa linha de orientação, podemos destacar a troca acesa de palavras entre o jornal e o colega A Voz da Verdade que, dizia O Progresso, havia sido fundado pelo «partido jesuitico desta terra» para «defender as missões, ou antes para atacar quem as não apoia», afirmando mesmo que «melhor seria que se crismasse em Voz da Mentira, por que efectivamente vem sempre repleto de falsidades».

De facto, esse cunho anti-clerical era defendido pelo próprio jornal como a luta contra o uso da religião «como capa para fins politicos» e contra a comercialização das «coisas sagradas».

A sua actividade pautou-se por alguns elementos inconstantes como a rotação das redacções logo no seu primeiro ano de existência, as falhas na periodicidade de publicação e as dificuldades com questões tipográficas.

Terá terminado com o n.º 93, datado de 3 de Outubro de 1869. Ana C. Moscatel Pereira

 

2 Jornal semanal publicado em Sacramento entre 1933 e 1940, fundado e editado por Alfredo Dias da Silva (1883-1965). De acordo com as poucas cópias que sobreviveram até aos nossos dias, este jornal, como muita da imprensa de língua portuguesa na Califórnia nos anos de 1930, apoiava o regime ditatorial de António de Oliveira Salazar em Portugal. Geoffrey Gomes [Trad. Luís da Cunha Pinheiro]

Bibl. 1 Imprensa Periódica dos Açores (1982) In Arquivo dos Açores. Ponta Delgada, Universidade dos Açores, VIII. O Progresso (1867-1869), Ponta Delgada.