Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Patriota (O)

Propriedade de Silveira & Irmão, igualmente seus redactores, este semanário político foi o segundo com este nome (o primeiro circulou entre 30 de Dezembro de 1835 e 27 de Abril de 1836) e começou a ser editado em 1877, em Ponta Delgada, sendo os escritórios da empresa na rua de S. João de Deus, n.º 55. Saía às sextas-feiras e era impresso na Tipografia Imparcial, sita à rua da Cruz, n.º 19. O seu editor era João Ferreira Benevides Rego.

O seu início parece ter sido atribulado. Assim faz constar o próprio jornal no seu número 2: «Por motivos que nos seria penoso relatar, não foi feita a distribuição do primeiro numero d?este jornal como devia ser; porem todas as pessoas, que nos quizerem obsequiar com a sua assignatura, e desejarem possuir o dito numero, podem dirigir-se ao escriptorio da empreza que promptamente lhes será entregue».

A sua crítica ia contra os últimos governos instituídos, mas também focava os grandes nomes locais: «Dissemos, e com razão, no nosso número passado, que o atraso dos Açores é devido, principalmente, a incuria de diversos governos que nos teem administrado; mas, o que não dissemos ainda, é que não é só a isso que elle é devido; mas também a uma grande falta de patriotismo e abnegação das nossas classes mais abastadas; o que, também muito concorre para este vergonhoso atraso».

E face aos problemas iniciais, O Patriota lança o repto: «mas havemos de fallar nós; porque só temos em vista o interesse geral e comum da nossa patria e porque desejamos vel-a adiantar-se na scenda do progresso!».

O Patriota só publicou oito números, terminando no dia 4 de Janeiro de 1878. Porém, quando, na altura, cessaram a publicação a intenção não parecia ser a de acabar com o projecto, como se depreende pela notícia avançada: «por justos motivos suspendemos por um mez a publicação d?este jornal». No entanto, a partir desse número, O Patriota deixou de sair a público. Ana C. Moscatel Pereira

Bibl. Andrade, M. J. (1994), Jornais Centenários dos Açores. Ponta Delgada, Presidência do Governo da Região Autónoma dos Açores/Gabinete do Subsecretário Regional da Comunicação Social: 52, 70. O Patriota (1877-1878), Ponta Delgada.