Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Novo Micros (O)

Folha semanal, «órgão dos estudantes do Lyceu», publicou-se em Ponta Delgada a partir de 9 de Novembro de 1896. Como folha estudantil que era ostentava como divisas frases como «L?ètude fait l?avenir» e «Labor omnia Vincit» e os seus responsáveis proclamavam-se «moços sem competencia, sem saber, sem experiencia», não pretendendo mais do que «fique o que fizermos somente como o desejarmos».

Foi responsável pelo projecto Luiz da Estrella Pereira até 14 de Dezembro de 1896, data a partir da qual passa a estar à frente João Simões d?Almeida. O escritório da redacção e da administração do jornal estava localizada na rua Ernesto do Canto, n.º 7 e era impresso na Tipografia Editora do Campeão Popular.

O Novo Micros foi a continuação do Micros, jornal que teve início a 10 de Novembro de 1889, e que era igualmente redigido por estudantes, tomando O Novo Micros deste o nome, o programa e intuitos. Apesar de pretender continuar o projecto anterior, o novo jornal não pretendia, porém, igualar o anterior no que dizia respeito aos resultados, afirmando que «ninguem tem o direito a esperar de nós mais do que este nome significa».

Traçou como objectivo primário «entregar o seu obulo para uma obra generosa e caritativa», pelo que quaisquer lucros obtidos seriam adicionados «ao capital já existente, mas diminutissimo da instituição nascente da Philantropia academica». Tais lucros, como diria o jornal O Preto no Branco, iriam «augmentar o fundo de beneficencia escolar já existente com que de futuro se há de acorrer às despezas academicas dos alumnos pobres e desprotegidos».

As suas páginas enchiam-se de notícias referentes ao Liceu, notícias gerais (locais e internacionais), trabalhos literários e poéticos de alunos, opiniões, charadas e passatempos. O jornal O Preto no Branco descreveria a sua estrutura como escritos onde se desenrolavam «promessas risonhas, affirmações de engenhos juvenis aos quaes o estudo e o tirocinio das lettras vingarão corrigir as hesitações, e os defeitos dos primeiros passos». Ana C. Moscatel Pereira

Bibl. O Novo Micros (1896-1897), Ponta Delgada. O Preto no Branco (1896), Ponta Delgada, 46, 12 de Novembro.