Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Noticiador (O)

No dia 30 de Janeiro de 1853 começava a circular, em Ponta Delgada, O Noticiador: jornal d?annuncios, noticias e variedades. Segundo jornal com este nome em Ponta Delgada, era impresso na Tipografia Auxiliadora das Letras Açorianas, sita à rua do Garcia, n.º 12, mas só no seu numero 54, de 7 de Agosto de 1853, passou a constar no cabeçalho do jornal a sua autoria e responsabilidade, José Joaquim d?Oliveira Machado Jr., que era também administrador da Sociedade Auxiliadora das Letras Açoreanas, proprietária da referida tipografia.

O seu texto de apresentação era sempre publicado em todos os números, logo abaixo do cabeçalho. Dele constava a orientação e a finalidade do jornal: «As suas columnas estão francas às Repartições publicas para inserção dos actos officiaes, que lhes convenha publicar. Dará tambem a summa da parte oficial extrahida do Diario do Governo, e o extracto de quaesquer noticias, publicadas nos jornaes nacionaes ou estranjeiros, de que tivermos conhecimento, e cuja transcrição interesse as artes,o commercio, a industria ou a agricultura. Transcreverá quaesquer artigos de instrucção ou recreio, que se recommendem por bem ellaborado. Publicar-se-á aos Domingos e quintas-feiras de cada semana». E rematava a sua apresentação com a deixa: «Eis tudo quanto o Noticiador intende dever dizer de si: o tempo mostrará o que é, e o que vale, se por ventura vale alguma coisa».

De facto, foi mais do que um simples reprodutor de romances e poesias, sendo pública a sua defesa do Partido Cartista.

A partir do n.º 53, O Noticiador adoptou um formato maior, alterou o seu grafismo e diminuiu a sua periodicidade. O próprio jornal justifica essa alteração: «Sae de hoje avante esta folha no presente formato, por ser mui limitado o em que começou a publicar-se. Apparecerá porem uma só vez por semana, ao Domingo, pois não desejamos augmentar o preço da assignatura. Desde muito que ambicionamos proporcionar aos nossos assignantes a leitura de alguns romances originaes e traduzidos, a que se oppunha até agora a estreiteza de nossas columnas: hoje porem que o novo formato se presta mais facilmente a este desejo faremos todas as diligencias para que o Noticiador se torne um semanário variado e interessante. [...]».

O último número do Noticiador data de 22 de Março de 1854 (n.º 70). Ana C. Moscatel Pereira

Bibl. Andrade, M. J. (1994), Jornais Centenários dos Açores. Ponta Delgada, Presidência do Governo da Região Autónoma dos Açores/Gabinete do Subsecretário Regional da Comunicação Social: 12. Imprensa Periódica dos Açores (1982), In Arquivo dos Açores. Ponta Delgada, Universidade dos Açores, VIII. O Noticiador (1853-1854), Ponta Delgada. Supico, F. M. (1995), Escavações. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, II.