Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Bruges, Jácome Ornelas

[N. Angra do Heroísmo, 19.11.1898- m. ibid., 18.1.1939] Engenheiro-agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (1913), ingressou nos quadros da Junta Geral do Distrito de Angra do Heroísmo, onde foi chefe dos serviços agronómicos. Publicou, em 1915, a sua dissertação inaugural apresentada àquele instituto, versando temas de agricultura e pecuária, intitulada A Ilha Terceira. Notas sobre a sua Agricultura, Gados e Indústria Anexa, que é um trabalho de grande interesse para o conhecimento da problemática distrital nessa área.

Foi um entusiasta do progresso agrícola açoriano, desenvolvendo o que hoje chamaríamos de acções de extensão, com palestras nas várias freguesias rurais e artigos na imprensa. Foi colaborador de A União, jornal da sua cidade natal. A cultura e aumento da produção de trigo mereceu-lhe cuidado especial, sendo ele próprio nomeado presidente da Comissão Reguladora dos Trigos do Arquipélago dos Açores. J. G. Reis Leite (Jul.2000)

Obra (1915) A Ilha Terceira. Notas sobre a sua Agricultura, Gados e Indústria Anexa. Angra do Heroísmo, Tip. Andrade [fotos de António José Leite].