Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Freitas, Duarte Nuno d?Ávila Martins de

[N. em S. Roque do Pico, 10.8.1966] Estudou no Pico e na Escola Secundária de Angra do Heroísmo, licenciando-se em Organização e Gestão de Empresas na Universidade dos Açores, em 1990.

Dirigiu uma empresa agrícola familiar no Pico, foi professor da Escola de S. Roque e tem colaborado nas associações de agricultura dos Açores.

Colabora nos jornais (Ilha Maior, Tribuna das Ilhas e Correio dos Açores) e tem participado em diversas organizações cívicas e culturais da sua ilha,.

Filiado no PSD e presidente da comissão política do Pico, desde 1999, foi vereador da Câmara de S. Roque e seu vice-presidente (1994 a 2001), deputado à Assembleia Legislativa Regional pelo círculo do Pico entre 1996-2004 e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. Foi eleito deputado ao Parlamento Europeu nas listas do seu partido em 2004. J. G. Reis Leite

 

 

 

Adenda
(…)
Membro da Ordem de Economistas e da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, é técnico superior do Quadro da Delegação do Pico da Secretaria Regional das Obras Públicas.
Foi consultor e gestor de empresa agrícola, presidente da Associação de Agricultores da Ilha do Pico, vice-presidente da Federação Agricola dos Açores, fundador e produtor do festival Cais Agosto, fundador e presidente da Associação Cultural de São Roque do Pico, fundador e presidente da Cooperativa Radio Cais, presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico e membro da direção do Vitória Futebol Clube.
Foi presidente da Associação de Municípios do Triângulo, deputado Regional, presidente do PSD-Pico, deputado europeu, diretor do Gabinete de Estudos do PSD-Açores, presidente do Grupo Parlamentar do PSD-Acores e presidente do PSD-Açores.
Ainda no âmbito do cargo de deputado no Parlamento Europeu foi orador em conferências e palestras em diversas instituições académicas e outras entidades.
É autor do livro Os Açores e a Europa e co-autor dos livros Dicionário de Termos Europeus, Novo Dicionário de Termos Europeus e  Europa de A a Z.
No XIII Governo Regional dos Açores assumiu o cargo de Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego. Ranu Costa (2022)