Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Gil, António [A. G. da Silveira Machado Bettencourt]

 [N. Praia, ilha Graciosa, 3.6.1846 ? m. Angra do Heroísmo, 3.7.1883] Filho de Francisco de Sousa Machado e Costa, graciosense, e de D. Ana Gil de Bettencourt, micaelense, veio estudar para Angra em 1856 onde foi um aluno destacado do liceu apesar da sua grande fragilidade física. Desde muito cedo foi poeta de cunho lamartiniano e prosador apurado, com variada colaboração nos jornais angrenses. Formou em Angra um grupo intelectual que lutava pelo desenvolvimento literário dos Açores e fundou o Grémio Literário de Angra do Heroísmo e passou a editar o Jornal do Grémio Literário de Angra do Heroísmo, em 1868. Neste jornal colaboraram além de António Gil, seu redactor, João Carlos Rodrigues da *Costa, Francisco Supico, Mendo Bem, Ernesto Rebelo e outros. Paralelamente dedicaram-se ao desenvolvimento da instrução popular e fundaram a biblioteca do Grémio Literário, a primeira que nos Açores forneceu leitura ao domicílio. Em 1871 formou o primeiro gabinete de leitura que se estabeleceu nas ilhas, com uma livraria e papelaria anexa.

Foi também coleccionador de espécies bibliográficas açorianas, de jornais e de manuscritos, entre os quais a Topografia da Ilha Graciosa de Jerónimo Emiliano de Andrade. Depois da sua morte esta colecção foi vendida a José do Canto e foi a base da colecção de jornais daquele bibliófilo, hoje na Biblioteca Pública de Ponta Delgada.

Fundou uma escola nocturna juntamente com Mateus Augusto, onde ensinavam pelo método de João de Deus.

Foi promotor entusiasta das comemorações patrióticas dos centenários de Pombal e Camões nas ilhas.

Fundou, já no fim da vida, uma fábrica de papel na Terceira, a primeira dos Açores.

Em política foi um separatista e pugnava pela independência dos Açores sob protectorado dos Estados Unidos da América.

Publicou com Augusto Ribeiro o Almanaque Insulano mas não publicou em livro qualquer obra literária sua. J. G. Reis Leite

Obras. (1873-1874), Almanaque Insulano para 1874 e para 1875. 2 vols., Angra do Heroísmo, Typ. Da Terceira. (1877), Catalogo do Gabinete da Leitura Terceirense de A. Gil. Angra do Heroísmo, Impr. Governo Civil.

 

Bibl. «Insulares Illustres. António Gil (1846-1883)» In O Angrense. 9.8-1883.