Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Almeida, David Fernandes de

[N. S. Pedro do Sul, Viseu, 7.11.1945] Tem-se distinguido como pintor e gravador, aliando por vezes, na mesma obra, técnicas e materiais de gravura, de pintura e de escultura. Na oficina do pai, mestre ferreiro, adquiriu as bases para o trabalho de gravura em chapa metálica; nos ateliers de pintores amadores da região, aprendeu a pintar; mais tarde, em Lisboa, frequentou o Curso de Gravador Litógrafo, na Escola António Arroio (1964-65), e o Curso de Gravura em Metal, na Cooperativa de Gravadores Portugueses (1971); como bolseiro da Fundação Gulbenkian, estagiou em Paris (Atelier 17, 1980-81) e especializou-se na feitura manual de papel (moinhos do Vale de Lagat, França, 1983); frequentou ainda um Curso de Holografia no Goldsmith College (Londres, 1986). No seu currículo actual (1996), destacam-se mais de 50 exposições individuais e participação em cerca de 120 exposições colectivas (em Portugal e em mais 25 países da Europa, Ásia, África e América), sete prémios (cinco nacionais e dois estrangeiros), e representação permanente em 17 museus ou colecções de acesso público (além de Portugal, em mais 8 países) e em inúmeras colecções particulares. É autor, individual ou em parceria, de vários álbuns com gravura e texto.

A ligação do artista aos Açores data de 1966, durante a prestação do serviço militar na Terceira, e foi nos Açores que fez a sua primeira exposição individual importante: no Museu de Angra do Heroísmo (1976), onde mais tarde orientou vários cursos de serigrafia (1977-78) e instalou um atelier de serigrafia oferecido pela Fundação Calouste Gulbenkian. São muitos os temas açorianos abordados por David de Almeida nas suas obras: o mar (com particular realce para o azul das profundidades), a ilha, a baleia e os vários símbolos da realidade local. Apesar de cerca de 60 peças do conjunto da sua obra, gráfica e de pintura, serem de temática ou de inspiração açoriana, e de ter tido a colaboração de escritores açorianos em vários trabalhos e exposições, David de Almeida apenas está representado, nos Açores, no Museu de Angra do Heroísmo. Luiz Fagundes Duarte (Nov.1996)

Bibl. Duarte, L. F. (1986), David de Almeida fecit. Lisboa, Imp. Nacional-Casa da Moeda. Pamplona, F. (1987), Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. Porto, Ed. Civilização.

 

 

Adenda
(..) – m. Lisboa, 16/10/2014]. Ranu Costa (2022)