Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Dabney, Roxana Lewis

 [N. Faial, 13.12.1827 ? m. Califórnia, EUA, 1913] Filha de Charles William Dabney e de Frances Alsop Dabney, traduziu para inglês a obra de Júlio Diniz, Os Fidalgos da Casa Mourisca, publicado em Boston. Cabe-lhe o mérito de ter levado a cabo a compilação de uma obra do maior interesse para o conhecimento da história do Faial e do seu quotidiano no longo período que decorre entre a chegada do primeiro Dabney à ilha do Faial, em 1806 ? John Bass *Dabney ? e o ano de 1871. Trata-se dos Annals of Dabney family in Fayal, notável repositório de factos e informações revelados, predominantemente, através da transcrição do epistolário trocada entre os Dabney residindo no Faial e os seus parentes e amigos do outro lado do Atlântico, a que se junta alguma correspondência oficial com o departamento de estado na América, relativa às funções consulares que os Dabney exerceram durante três gerações.

Compreendendo três volumes, preparados no ano de 1897, a obra editada apenas para circulação privada, percorre três quartos de século da história faialense, numa fascinante narrativa entrecortada por apontamentos e comentários que elucidam sobre grande diversidade de aspectos que interessam à história económica e social do arquipélago dos Açores, observada numa perspectiva atlântica. Ricardo Madruga da Costa (Jan.2003)

Bibl. Afonso, J. (1980), Açores em novos papéis velhos. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura: 235-249. Dabney, R. L. (ed.) (s.d. [1899]), Annals of the Dabney family in Fayal. S.l. [Boston], 3 vols. [ed. de circulação restrita]. Rogers, F. M. (1988), St. Michael?s Hicklings, Fayal Dabneys, and their connections. Arquipélago, n.º especial: 123-148. Id. (s.d.), A Horta dos Cabos Submarinos. Horta, Delegação de Turismo da Horta. Terra, F. (1959), Dabneys. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, II, 1.