Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Silva, D. José de Ave-Maria Leite da Costa e

[N. Évora, 10.2.1727 ? m. ?, 30.10.1799] Bispo de Angra de 1782 a 1799. Filho de Manuel da Costa Leite e de Bárbara da Conceição. Desde 19 de Maio de 1742 é frade da Ordem da Santíssima Trindade da Redenção dos Cativos. Estuda Teologia na Universidade de Coimbra, na qual atinge o grau de doutor em Janeiro de 1755, ano em que também se torna qualificador do Santo Ofício. Torna-se reitor do Colégio de Coimbra e, em 1779, definidor e provincial. É também um dos examinadores sinodais do Arcebispado de Évora e das três Ordens Militares. Nomeado como bispo de Angra a 24 de Agosto de 1782 e confirmado em Dezembro deste mesmo ano, desembarca nos Açores apenas em Dezembro de 1785.

As pastorais que publica durante os 14 anos que dura o seu episcopado, são o corolário do contexto reformista na diocese de Angra. O apelo à educação dos clérigos torna-se um tema recorrente dos seus diálogos pastorais, insistindo na imprescindibilidade da formação intelectual não só na fase inicial da carreira eclesiástica, como ao longo de todo o percurso sacerdotal. Para tal, ordena a realização de conferências e palestras ao longo de todo o ano, nas quais os padres deveriam discutir temas religiosos e reflectir sobre a essência do seu papel na condução dos fiéis sob a sua responsabilidade. A sua exigência no que respeita a exemplaridade do comportamento clerical reflecte-se ainda na fiscalização que impõe sobre as ausências dos curas; no apelo sobre a relevância do ensino da doutrina; na vigilância que exerce sobre as vestimentas sacerdotais e os desregramentos sacramentais; na fiscalização que promove sobre a manutenção das igrejas açorianas, designadamente criticando os descuidos no pagamento dos dízimos. Para os leigos, a sua pastoral continua a propagar-se nos moldes dos seus antecessores, mormente demonstrando uma grande reserva sobre a livre convivência entre homens e mulheres e incentivando o culto ao Sagrado Coração de Jesus, instrumento de evangelização e elevação espiritual para todos os açorianos. Susana Goulart Costa

Bibl. Arquivo dos Açores. 2.ª ed., Ponta Delgada, Universidade dos Açores, X: 187. Costa, S. G. (2003), Viver e Morrer Religiosamente. Ilha de são Miguel, século XVIII. Tese de doutoramento, Universidade dos Açores [policopiado]. Pereira, J. A. (1950). A Diocese de Angra na História dos seus Prelados. Angra do Heroísmo, Livraria Editora Andrade. Almeida, F. (1968), História da Igreja em Portugal. Porto/Lisboa, Portucalense Editora/Livraria Civilização.