Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Rodrigues, Helena Graça

[N. ilha Graciosa, 11.3.1870 ? m. Horta, 16.5.1949] Poetisa, caricaturista e jornalista. Filha de João José da Graça herdou-lhe o vigor e o brilho do estilo. Senhora de raros dotes intelectuais, de fina sensibilidade e de requintada gentileza, que se impunha pela distinção do seu porte e pela afabilidade do seu trato (Nunes, 1949). Tudo quanto era elevado a interessava; desde as Letras ? a Arte que colocava no mais elevado conceito dos seus ideais, à Música que conquanto não fosse uma profissional, tinha um lugar distinto no seu temperamento de verdadeira Artista (Massano, 1949). Foi uma poetisa que vivera o seu sonho de Ideal e de Beleza, lutara pela dignificação da Mulher Faialense, cantara a sua Ilha Azul (sua apesar do acaso ter feito com que nascesse na ilha Graciosa) em estrofes singelas e sinceras, fora directora de um jornal feminino, o único que se publicou neste distrito senão em todo o arquipélago (Peixoto, 1949). Para Rui Galvão de Carvalho «[...] a sua obra poética não é de uma verdadeira artista; neste ponto a sua forma literária mostra-se um tanto descuidada, por vezes áspera, quase prosaica, mesmo a pontuação é irregular, pelo menos caprichosa e incorrecta. Isto, evidentemente não significa ausência de inspiração, ou falta de experiência vivencial. Helena Graça Rodrigues, pelo contrário, possui, especialmente na poesia satírica, certa originalidade imaginativa e, na poesia lírica, sensibilidade vibrátil» (Carvalho, 1979: 191).

Empunhava a pena inspirada a par do lápis caricatural pois foi uma caricaturista considerada. Para Manuel da Câmara Velho Cabral, «A D. Helena Graça tem caricaturas que Bordalo Pinheiro não oporia dúvida em as rubricar».

Fundou e dirigiu durante dez anos o quinzenário literário e humurístico O *Feminino, foi redactora do Eco *Cedrense e colaborou com muitas outras publicações. Deixou poesia e prosa reunidas em livros. Luís M. Arruda

Obras. (1920), Focados. Horta, s. e. (poesia) [à memória do pai, com «post-scripto» e «Mais duas palavras; À ilha Graciosa»]. (1921), Véspas e Maripôsas. Horta, s. e. (poesia).

 

Bibl. Carvalho, R. G. (1979), Antologia poética dos Açores. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional da Educação e Cultura. Massano, M. A. V. (1949), D. Helena Graça Rodrigues. O Telégrafo, Horta, n.º 14.871, 16 de Junho. Nunes, A. A. B. C. (1949), Saudosa Homenagem. Correio da Horta, Horta, n.º 5.062, 24 de Maio. Peixoto, S. (1949), D. Helena Graça. Correio da Horta, Horta, n.º 5.060, 21 de Maio. A Horta Desportiva (1934), Horta, n.º 203, 5 de Abril [Antologia Faialense, poetas e prosadores]. O Telégrafo (1949), Horta, n.º 14.849, 18 de Maio [notícia da morte, D. Helena Graça Rodrigues].