Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Rebelo, João Correia

[N. S. Miguel, 18.7.1923 ? m. Montreal, Canadá, 31.1.2006] O «ARQUITECTO MODERNO» DOS AÇORES

É um dos menos conhecidos autores portugueses de arquitectura moderna do século XX, tendo embora realizado ao longo das décadas de 1950 e 1960 uma obra de qualidade notável, bem representativa da melhor arquitectura contemporânea no nosso país.

João Rebelo desenhou e construiu uma diversidade de obras nas áreas de equipamentos, infra-estruturas e habitação, entre 1950 ? quando se formou como arquitecto na Escola de Belas Artes de Lisboa ? e 1969, quando emigrou e se fixou no Canadá.

Pertencendo a família ligada às artes e à cultura açórica, era filho de Domingos Rebelo, o mais reconhecido dos pintores das ilhas no início do século, e pai do artista plástico Miguel Rebelo. Frequentou o Liceu Nacional de Antero de Quental, em Ponta Delgada, com início em 1933, indo cursar arquitectura em Lisboa em 1942. Depois de diplomado exerceu arquitectura em diversos ateliers desta cidade, e entre 1956 e 1959 na Direcção de Trabalhos Públicos nas ilhas dos Açores. Trabalhou também por conta própria em S. Miguel, entre 1959 e 1961.

Próximo de Nuno Teotónio Pereira, participou com ele no Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR); homem de esquerda, ficou famoso o seu corajoso panfleto contra a arquitectura passadista, do Regime, que se ergueu nos anos 1950 na Marginal de Ponta Delgada ? tratava-se de um original e gráfico «manifesto» escrito e impresso («Senhor Ministro / Esta arquitectura É; Esta Arquitectura Não É!», concebido ao gosto das intervenções panfletárias de Le Corbusier, em 1953).

Em Ponta Delgada construiu algumas das suas obras maiores, como o vasto Colégio de São José de Cluny, o Seminário Diocesano (hoje adaptado a hotel), a grandiosa Central Térmica do Caminho da Levada, e o dinâmico prédio do «Centro Médico Rosa», imprimindo modernidade em plena avenida marginal de Ponta Delgada. Na Terceira construiu uma das suas mais interessantes obras, a Estalagem da Serreta ? onde Pompidou pernoitou quando se encontrou com Nixon nos anos 70 ? hoje abandonada pelos poderes públicos.

Em 2002-2003 o Instituto Açoriano de Cultura organizou uma exposição e catálogo homenageando a sua obra ? uma mostra que itinerou por Ponta Delgada, Angra, Almada, Porto, Lisboa e Montreal. José Manuel Fernandes

Bibl. João Correia Rebelo / Um Arquitecto Moderno nos Açores (2002). Lisboa, Instituto Açoriano de Cultura (catálogo de exposição). Senhor Ministro / Esta Arquitectura É / Esta Arquitectura não É (1953). Lisboa, edição por João Rebelo (desdobrável ? manifesto; reedição facsimilada em 2002).