Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Borges, João Manuel Coelho

[N. Angra, 29.9.1778 ? m. Ibid., 20.8.1846] Morgado de uma família da aristocracia angrense, não se conhece muito da sua biografia. Passou parte da mocidade em Lisboa, onde viveu com Bocage e outros literatos da boémia da capital. Tinha fama de excêntrico e de veia satírica. Inocêncio transmitiu a notícia de ter deixado vários inéditos mas, passados menos de 20 anos da sua morte, já não se conhecia o seu paradeiro. Publicou em vida uma elegia à morte de Bocage que é considerada das mais belas da língua portuguesa, alguns sonetos e uma biografia do herói Luís Diogo Pereira Forjaz. J. G. Reis Leite (2002)

Obras. (1806), Elegia à morte de Manuel Maria Barbosa du Bocage. Lisboa, Imp. Régia. (1814), Biographia de Luiz Pereira Forjaz. Lisboa, Imp. Régia [com dois sonetos e um elogio em verso]. (1824), Elogio a Sua Magestade El-Rei D. João VI In relação da maneira por que foi celebrado na cidade de Angra o dia 13 de Maio de 1824, centenário de?Lisboa, Imp. Viúva Nunes e Filhos.

 

Bibl. Silva, I. P. (1973), Dicionário Bibliográfico. 2ª ed., Lisboa, Imp. Nacional/ Casa-da-Moeda, X: 319. Silveira, P. (1977), Antologia de Poesia Açoriana. Lisboa, Sá da Costa: 89.