Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Raminho (freguesia)

Geografia Freguesia do concelho de Angra do Heroísmo, situada na costa noroeste da ilha da Terceira. É limitada a este pela freguesia dos Altares, a oeste pela freguesia da Serreta e a norte pelo Oceano Atlântico. Apresenta uma configuração triangular, com cerca de 11,1 Km2, o que corresponde a 4,6 % da superfície concelhia, distando da sua sede 20,7 Km, aproximadamente.

A freguesia tem uma topografia acidentada a sul, tornando-se progressivamente suave para norte. O seu território ocupa o flanco norte da Caldeira de Santa Bárbara (Figura 1). Na parte ocidental observa-se um relevo levantado, de orientação NO-SE, com configuração linear e desnível acentuado, provavelmente uma escarpa de falha. A freguesia está implantada no Complexo Vulcânico de Santa Bárbara. A altitude máxima (966 m) é registada num ponto cotado situado na cumeeira da caldeira, extremo sul da freguesia. As linhas de água nascem nas encostas da caldeira e desenvolvem-se segundo um traçado rectilíneo, com direcção predominante sul-norte. Os vales são pouco profundos embora bem definidos, destacando-se as ribeiras do Borges, do Cabo do Raminho, do Veiga, do Francisco Veiga e a Grota dos Folhadais. A orla costeira, com cerca de 5,7 Km, possui arribas altas e um traçado linear, com excepção da Ponta do Raminho e do pequeno esporão natural existente na parte central.

Em relação à conservação da natureza, parte desta freguesia está abrangida pela Rede Natura 2000 ? Sítio de Interesse Comunitário (SIC) da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto e pela Reserva Florestal do Recreio da Serreta. Em termos paisagísticos, salientam-se as vistas obtidas do Miradouro do Raminho.

Quanto à ocupação humana, a superfície habitada é pouco significativa. O povoamento expressa-se de forma linear e contínua ao longo da estrada regional, paralelamente à costa. A agricultura e o pequeno comércio são as principais actividades económicas locais. Desde o início do século XX e até aos anos 60 a população manteve-se relativamente constante, com valores a oscilar entre 1200 e 1300 habitantes (Figura 2). A partir dessa data sofre um decréscimo notório, comprovado nos resultados do XIV Recenseamento Geral da População de 2001 (INE, 2002), 550 residentes, valor correspondente a uma densidade populacional de 49,7 hab/Km2. João Mora Porteiro

Bibl. Instituto Nacional de Estatística (2002), XIV Recenseamento Geral da População. Lisboa, Instituto Nacional de Estatística.