Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Prainha (freguesia)

Geografia Freguesia do concelho de São Roque, situada na costa norte da ilha do Pico. É limitada a oriente pela freguesia de Santo Amaro, a ocidente pela freguesia de São Roque, a sul pelas freguesias de Lajes e das Ribeiras e a norte pelo Oceano Atlântico. Apresenta uma forma rectangular quase perfeita, com 26,1 Km2, o que corresponde a 18,3 % da superfície concelhia, distando da sua sede 11,2 Km, aproximadamente.

A freguesia tem uma topografia bastante acidentada (Figura 1), com declives orientados no sentido SW-NE, correspondendo a metade norte ao Planalto da Achada. O território pertence ao Complexo Vulcânico de São Roque-Piedade. O Mistério da Prainha, formação constituída por derrames lávicos emitidos por uma erupção histórica sobranceira à freguesia (1562-1564), ocupa o extremo oeste da freguesia. Neste ambiente peculiar instalaram-se cobertos florestais associados a solos pouco evoluídos. A altitude máxima (881 m) é registada nos Cabeços do Mistério. A linha de costa, com cerca de 9,2 Km, é geralmente baixa e bastante recortada, surgindo ilhéus e pontas que alternam com enseadas abrigadas, destacando-se a Baía da Areia e a Baía de Canas. O portinho e sobretudo as «piscinas naturais» atraem numerosos veraneantes, especialmente a Poça da Areia onde existem excelentes condições para o recreio balnear. As linhas de água, com vales pouco cavados, nascem no Planalto da Achada e escoam em regime torrencial. As lagoas do Caiado, Seca e do Cabeço da Pontinha, sistemas lacustres com interesse hidrológico e ambiental, estão situadas no limite norte da freguesia. Em termos paisagísticos, os Miradouros da Estrada e da Meia Encosta constituem locais de paragem obrigatória que proporcionam magníficos pontos de vista sobre a orla costeira.

Quanto aos estatutos de conservação da natureza, a parte norte da freguesia é abrangida pelo Sítio de Interesse Comunitário da Montanha do Pico, Prainha e Caveiro, pela Zona de Protecção Especial da Zona Central do Pico e ainda pela Reserva Florestal Natural da Lagoa do Caiado. No extremo oeste encontra-se a Reserva Florestal do Mistério da Prainha, enquanto a parte sul está inserida na Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (classificada em 2004 pela UNESCO com o estatuto de «Património Cultural da Humanidade»).

Em termos de ocupação humana, o padrão do povoamento é do tipo linear, prolongando-se o edificado pela estrada regional. Os principais aglomerados são os lugares da Prainha de Cima, Prainha de Baixo e do Canto da Areia. As ruas secundárias, que se desenvolvem perpendicularmente à linha de costa, acolhem algumas habitações dispersas. A agro-pecuária, a vinicultura e a pesca são a base económica. No último século a população evoluiu de forma semelhante às restantes freguesias do arquipélago, registando um decréscimo no período de 1900 a 1930, um ligeiro aumento até 1960 e novamente uma diminuição gradual até aos dias de hoje (Figura 2). No XIV Recenseamento Geral da População (INE, 2002) foram contabilizados 612 habitantes, valor correspondente a uma densidade populacional de 23,4 hab/Km2. João Mora Porteiro

Bibl. Instituto Nacional de Estatística (2002), XIV Recenseamento Geral da População. Lisboa, Instituto Nacional de Estatística.