Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Posto Santo (freguesia)

Geografia Freguesia do concelho de Angra do Heroísmo, situada no interior da ilha da Terceira. É limitada a norte pela freguesia dos Biscoitos (concelho da Praia da Vitória), a sul pela freguesia de Santa Luzia, a este pelas freguesias de Porto Judeu, de São Bento e de Nossa Senhora da Conceição e a oeste pelas freguesias da Terra Chã e de São Bartolomeu. Apresenta uma forma irregular, com cerca de 20,4 Km2, o que corresponde a 8,5 % da superfície concelhia, distando 3 Km da sua sede, aproximadamente.

A freguesia tem uma topografia diferenciada, com duas zonas distintas. Uma área muito acidentada nos flancos da Serra do Morião, e outra plana e ponteada por pequenos cones vulcânicos (Figura 1). Neste último caso, corresponde ao fundo da Caldeira de Guilherme Moniz. O território pertence à Zona Basáltica Fissural e a terrenos da erupção do Vulcão de Guilherme Moniz. A altitude máxima (537 m) é registada no Vértice Geodésico da Bagacina, noroeste da freguesia. A rede hidrográfica é incipiente devido à prevalência de solos permeáveis. No entanto, existem numerosas nascentes que brotam das encostas sobranceiras, captadas para abastecimento de Angra do Heroísmo. Em termos paisagísticos, destaca-se a vista panorâmica sobre a cidade e arredores, sobretudo do Miradouro do Terreiro dos Paços (Serra de Morião). Relativamente à conservação da natureza, as Furnas do Enxofre, situadas na parte Noroeste da freguesia, têm o estatuto de Monumento Natural Regional. A freguesia integra a Rede Natura 2000 ? Sítio de Interesse Comunitário (SIC) da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto.

Posto Santo constitui a freguesia mais recente do concelho de Angra do Heroísmo, criada em 1980 por desanexação da freguesia de Santa Luzia. Quanto à ocupação humana, o povoamento é disperso, designadamente na zona sul. A agricultura, o pequeno comércio, a panificação, a serração de madeira, a fruticultura e ainda a construção civil são as principais actividades económicas locais. Apesar de ser uma freguesia com um quantitativo populacional modesto, apresenta um crescimento demográfico positivo nos últimos anos (Figura 2). O valor apurado no XIV Recenseamento Geral da População de 2001 (INE, 2002) situava-se nos 967 habitantes, o que corresponde a uma densidade populacional de 47,5 hab/Km2. João Mora Porteiro

Bibl. Instituto Nacional de Estatística (2002), XIV Recenseamento Geral da População. Lisboa, Instituto Nacional de Estatística.