Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Popular (O)

1 Jornal que começou a ser publicado em 8 de Março de 1890, no concelho de S. Roque do Pico, mas dele saíram poucos números (Ávila, 1993). Tinha como redactor e proprietário Manuel Henrique Dias. Prometia advogar a sua política e as suas ideias, sem descer a excessos de linguagem que julgava impróprios da imprensa (O Açoriano, Horta, ano 8, n.º 4, 9 de Março, Correio da Semana). Ligado ao Partido Regenerador.

 

2 Jornal com a epígrafe «Folha semanal dedicada aos interesses do districto da Horta» que começou a ser publicado na Horta 19 de Outubro de 1902. Tinha redacção, administração e tipografia na rua Conselheiro Medeiros, 42, Horta, e como editor Gaspar Pereira Fagundes. Era vendido a 40 réis cada número avulso.

No editorial do primeiro número, com o título, «Começando», pode ser lido: «O Popular, como o seu titulo indica, é uma folha do povo e para o povo, tomando a defeza do fraco contra o forte, e, seguindo o espirito de ordem e de progresso, acompanhará a auctoridade dentro da lei e da prodencia, para que havendo respeito pelos poderes constituidos haja também liberdade, afim de á sombra d?esta se realizarem os melhoramentos a que não cessamos de aspirar e a que temos incontestavel direito».

Inclui colaboração de Costa Rebelo, J. F. de Andrade, M. Emílio, Osório Goulart e de outros.

Formato 46,5 cm x 34 cm, 4 páginas, 5 colunas, inclui editorial, folhetim, poesia, notícias locais e publicidade.

Foi publicado, pelo menos, até 19 de Abril de 1903, número 24. Luís M. Arruda

Fonte. 2 Colecção existente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta.

 

Bibl. Ávila, E. (1993), Figuras & Factos; Notas históricas. Lajes do Pico, Câmara Municipal das Lajes do Pico e Associação de Defesa do Património da ilha do Pico.